Esta viagem foi programada para ser feita
durante o mês de Abril de 2020, mas devido ao aparecimento da pandemia
"COVID 19", tudo ficou adiado. Com a diminuição das restrições
sanitárias impostas "anti-covid" e a abertura das fronteiras
resolvemos reativar os planos desta viagem.
Este ano foi novamente a Filipa que escolher o destino das férias. Começámos com os preparativos da rota ainda em 2019. Aproveitei as muitas dicas de alguns amigos que já tinham andado por estas paragens, principalmente o amigo Manuel Soares, um "habitué" nestas andanças.
1º dia, Sexta-Feira 21-04-2023: Coimbra - Vila Velha do Ródão
Saída de Coimbra pelas 19H00.
Metemos gasóleo ainda em Coimbra: Atestamos o depósito
Portagens: €0
Chegámos a Vila Velha do Ródão pelas 23H00 (jantar pelo caminho)
Dormimos na área de serviço de Vila Velha de Ródão
"park4night" sitecode: #30833 - Área de estacionamento CC. gratuito
Coordenadas: 39.65138, -7.67210
Custo: € 0
Para diminuir o tempo de viagem que inicialmente tinha previsto entre Coimbra e Algeciras a ser feito durante o dia de Sábado, resolvemos sair de casa ainda na Sexta Feira ao fim do dia, assim que chegássemos a casa, depois do dia de trabalho. Embora previsse aproximadamente 2H30 de viagem, assim que chegámos à entrada de Penela, a fome apertou e resolvemos jantar mesmo aí, num parque de descanso próximo dos bombeiros de Penela. Quando chegámos a Vila Velha de Ródão, os lugares reservados para o estacionamento das autocaravanas estavam todos ocupados, pelo que ficamos num terreno contíguo. Passámos uma noite sossegada, pois esta área é muito recatada, ficando longe das estradas mais movimentadas da Vila.
Parque de autocaravanas de Vila Velha do Ródão
Leitura do Conta-quilómetros: 45834 Km.
Distância: 136,4 km
Velocidade média: 52 Km/h
Consumo médio: 8,4 Lts
Tempo de Condução: 02H37
2º dia, Sábado 22-04-2023: Vila Velha de Ródão (Portugal) - Algeciras (Espanha)
Saída de Vila Velha de Ródão pelas 10H30
Metemos gasóleo em Algeciras: 71,62 lts - €100,20 (1,399 €/L)
Portagens: € 0
Chegámos a Algeciras pelas 19H30
Dormimos em frente à Agencia de Viagens "Normandie"
"park4night" sitecode: #0
Coordenadas: 36.179432, -5.441279
Custo: € 0
De manhã, e antes de partir, demos um passeio pelas redondezas da área de serviço e pelos lindos jardins junto ao Rio Tejo, com vistas para as Portas do Ródão. Como tinha previsto, os quase 136Km feitos na véspera, ajudaram e muito em atenuar o cansaço sentido no final deste dia, à chegada a Algeciras. Também tinha de ter em conta que a agencia de Viagens fechava às 21H00 e ainda tinha de comprar as viagens de travessia de barco do Estreito de Gibraltar. Toda a viagem foi feita naturalmente e sem sobressaltos, não existindo nada de relevante a contar. À chegada junto da agência de Viagens, dirigimo-nos à mesma, tendo sido recebidos com bastante entusiasmo pelo proprietário. Após feito o pagamento dos bilhetes da viagem (ida e volta, autocaravana + 3 adultos, €340) trocámos também alguns €€ por Dirhans para os primeiros momentos em Marrocos. Também nos informaram onde poderíamos trocar uma botija de gás propano Cepsa a qual ficou por €14,78. (Em Portugal custava mais do dobro). A noite foi passada com algum sobressalto, pois mesmo ao lado ficava o Carrefour e em frente uma empresa a laborar continuamente, provocando algum barulho de máquinas e camiões.
Agência de Viagens "Normandie"Oferta do proprietário da agência como "pequeno regalo"
Leitura do Conta-quilómetros: 46398 Km
Distância: 563,8 km
Velocidade média: 62 Km/h
Consumo médio: 8,1 Lts
Tempo de Condução: 08H23
3º dia, Domingo 23-04-2023: Algeciras (Espanha) - Asilah (Marrocos)
Saída de Algeciras pelas 06H30 (A travessia seria entre as 08H00 e 09H40)
Portagens: 71 DH (€ 7,1 - Tanger Med - Asilah)
Chegámos a Asilah pelas 12H30
Dormimos no "Camping Echrigui"
"Park4night": # 30379
Coordanadas: 35.472198, -6.028000°
Custo: 90 DH (€ 9)
Tinham-nos informado na "Agência Normandie" para chegarmos ao local do embarque 1H00 antes da hora de saída (e 2H00 antes aquando do regresso a Espanha). Colocamos o despertador para as 06H15 para estarmos no local de embarque sempre antes das 07H00. Assim foi. Como se costuma dizer, "de noite todos os gatos são pardos" e posso dizer que já dentro do recinto do embarque, o caminho até ao embarque no barco é muito sinuoso pois cada companhia de ferries tem o seu ancoradouro e as placas não abundam. O nosso ferrie pertencia à empresa "Naviera Armas". Não tivemos nenhum contratempo para entrar no barco. O controlo de documentos ocorreu já no interior do barco após a saída do cais. temos de entregar os passaportes e documento da viatura. Alerto para que temos de preencher um documento respeitante à viatura o qual deve ser religiosamente guardado pois o mesmo terá de ser entregue no regresso, pois ele altera a propriedade da viatura para o estado Marroquino enquanto permanecermos no país. A viagem demorou aproximadamente 1H30 e correu sem incidentes. No início passamos ao largo de Gibraltar, bem reconhecido ao longe como mais parecendo um rochedo a entrar no mar. De seguida começamos a ver a silhueta do recorte do continente africano. A emoção é muita pois embora já tenha estado em Ceuta, não é o mesmo do que nos esperava. Após a saída do Ferrie, tudo é muito demorado, com muitos pontos de controlo. Um dos últimos é o raio-x à viatura. O mesmo é feito numa plataforma onde algumas viaturas são alinhadas em fila e de seguida depois de todos os passageiros saírem das viaturas e afastarem-se, uma viatura pesada e blindada, munida com um braço, passa ao lado de todas as viaturas. Esta "revista" poderá demorar bastante tempo se for detetado algo estranho nalguma viatura. No nosso caso demorou mais de uma hora desde a saída do barco até à saída do recinto da alfândega. Tudo correu normal em todos os postos de controlo. Quando ainda estávamos nos controlos da alfândega, metemos conversa com um grupo muito grande de motares Portugueses que iriam fazer um tour por Marrocos, onde o seu líder Nuno Duarte nos deu algumas dicas muito preciosas, inclusivamente onde poderíamos comprar cartão de telecomunicações. Quando saímos do recinto da alfândega, passado algumas centenas de metros, entramos na autoestrada com destino a Asilah. Passados aproximadamente 20Km após a saída da alfândega, nas primeiras bombas de gasolina que eram da "Shell", parámos e dirigimo-nos ao interior onde existia um quiosque agente da Marrocos Telecom. O empregado já estava muito experimentado neste tipo de serviço pois foi muito atencioso, informando-nos das modalidades existentes, e ele mesmo se ofereceu para introduzir o cartão no telemóvel e ativar os serviços por nós pretendidos. O cartão custa 5€ e depois carregamo-lo com 5€ que dá 5G de internet (dados) e mais 5€ que dá para 90 minutos de conversação (voz). Tudo 5*****. Quando chegamos a Asilah, tivemos alguma dificuldade em encontrar a entrada do parque de campismo pois embora as coordenadas colocadas no GPS informassem que a entrada para o Parque seria pela marginal junto ao mar mas não era verdade, era precisamente do lado oposto. Quando estávamos ainda a tentar encontrar a entrada, já estavam alguns jovens a correr para nós e a indicar o local de entrada do parque. Este parque seria o primeiro impacto com a realidade de Marrocos. Todo o parque em terra batida com uma pequena recepção e outra casa ao fundo do parque com as casas de banho por sinal muito arcaicas e desleixadas e plataforma para manutenção das autocaravanas. No muro do fundo encontrava-se um pequeno portão aberto que permitia a passagem das pessoas para a marginal e praia. Depois do almoço fomos passear ao longo da marginal e visitamos o porto de pesca e a cidade. A cidade era muito linda, com casas baixas e ruas limpas, embora estreitas e algum pequeno comércio principalmente de quinquilharia marroquina. A noite foi passada muito sossegada.
Chegada ao porto de embarque.
Interior do parque de viaturas no interior do barco.
Distância: 98,4 km
Velocidade média: 36 Km/h
Consumo médio: 8,4 Lts
Tempo de Condução: 02H41
4º dia, Segunda-Feira 24-04-2023: Asilah - Mohammedia
Saída de Asilah pelas 09H00
Portagens: 156 DH (€ 15,6 - Asilah - Mohammedia)
Chegámos a Mohammedia pelas 13H30
Dormimos no Camping L'Ocean Bleu
"Park4night": #12982
Coordenadas: 33.73758, -7.324433
Custo: 95 DH (€9,5)
A viagem de Asilah até Moamédia optamos faze-la por autoestrada. Até esta altura estávamos surpreendidos pela positiva com a qualidade das autoestradas marroquinas. Bem asfaltadas e sinalizadas, não ficando nada a dever à média das autoestradas Europeias. O custo das portagens também era muito acessível e como nos tinham alertado para a dificuldade de circular nas estradas nacionais e o elevado risco de acidentes e multas, era a opção mais acertada. A viagem era relativamente curta e chegamos ao Camping L'Ocean Bleu pelas 13H30. Mais uma vez não foi fácil encontrar a entrada do parque pois existiam obras de melhoramento dos arruamentos em redor do parque e o acesso era feito por um arruamento improvisado junto ao areal da praia. A recepção por parte dos proprietários foi muito calorosa e amigável. Este parque de campismo ao contrário do anterior em Asilah aparentava melhores condições, onde se poderia observar que estava todo loteado, alguns lotes relvados, embora os arruamentos também fossem em terra batida, onde andavam algumas galinhas à solta. Como o parque de campismo encontrava-se na primeira linha da praia, o acesso à praia era feito de forma direta, pois o portão do parque dista 20 mts do areal sendo necessário somente atravessar um pequeno passadiço pedonal onde também se encontrava a esplanada do café bar contíguo ao parque. Tudo estava a correr muito bem. Este parque embora não tenha supermercado, podemos sempre encontrar pão fresco na recepção. Após o almoço aproveitamos para passear junto ao mar. O parque encontra-se junto a uma área residencial com prédios e algumas vivendas pelo que além de passear na estrada pedonal junto ao mar, a qual era bonita, mais nada existia para visitar.
Ponte na autoestrada com 3 faixas de rodagem para cada lado, próximo de Rabat.Distância: 275,3 km
Velocidade média: 62 Km/h
Consumo médio: 7,8 Lts
Tempo de Condução: 04H26
5º dia, Terça-Feira 25-04-2023: Mohammedia - Casablanca - Oualidia
Saída de Mohammedia pelas 09H00
Portagens: 16 DH (€ 1,6 - Mohammedia - Casablanca)
103 DH (€ 10,3 - Casablanca - Oualidia)
Chegámos a Oualidia pelas 19H00
Dormimos no Camping Car de Oualidia
"Park4night": #13739
Coordenadas: 32.731933, -9.044161
Custo: 40 DH (€4,0)
O planeamento que tinha feito para este dia estava previsto visitar Casablanca, em especial a sua mesquita e no final do dia, regressar a Mohammedia. No entanto, e com o intuito de ganhar um dia, ficou assumido que se fosse possível e a visita à mesquita e à cidade terminasse cedo, em vez de regressar a Mohammedia, iria-mos avançar para Oualidia. A viagem até Casablanca foi rápida e sem grande complexidade, visto que Casablanca tinha as artérias principais largas mas o transito muito intenso e desregrado, principalmente os motociclos que para eles não existe regras de transito, podendo aparecernos pela frente nas faixas de rodagem com sentido único. Enfim, trânsito normal em Marrocos. Quando chegamos a Casablanca dirigimo-nos às proximidades da Mesquita para a visitar. optámos por estacionar no "Parking De La Foire" 33.604683, -7.630732 o qual fica mesmo em frente à mesquita. Este parque permite o estacionamento de autocaravanas e tem guarda. O preço a pagar foi de 10Dh (€1). Dirigimo-nos à entrada da mesquita onde ficam as bilheteiras onde adquirimos os ingressos para os três que custaram 390Dh. Já dentro da mesquita estavam formados alguns grupos com respetivo guia. Cada um destes grupos estavam selecionados pelo idioma do guia. Optamos pelo Espanhol. Era a segunda vez que visitava-mos uma mesquita, tendo sido a primeira vez a Mesquita Azul, em Istambul, Turquia. Comparando as duas, a Mesquita Azul é mais Imponente, no entanto esta de Casablanca era muito bela e com pormenores invejáveis, talvez mais realçados devido a esta ultima ter sido visitada com o apoio de um guia que realçou muitos pormenores os quais sem ele nos passavam despercebidos. Gostamos muito. Vale a pena esta visita onde o guia com as suas explicações é fundamental. A visita acabou próximo da hora de almoço e como estava muito calor e o interior da autocaravana estava um autêntico forno, resolvemos ir almoçar ao centro comercial "Marina Shopping" onde os restaurantes existentes não nos seduziram, com somente pratos de carne mas nada convidativos, pelo que optamos pelo "Mc Donalds" embora não muito do meu agrado, onde pagamos 176Dh (€17,6) pelos 3 almoços. Findo o almoço e depois de termos feito algumas compras no "Carrefour" no mesmo centro comercial, dirigimo-nos à autocaravana para iniciar viagem para Oualidia, sempre por autoestrada. Oualidia é essencialmente uma pequena vila piscatória onde infelizmente mesmo à entrada existia uma enormíssima lixeira a céu aberto onde devido ao lixo estar a ser queimado, o cheiro era nauseabundo. junto à mesma lixeira tinha havido na parte da manhã uma feira, no entanto já terminada mas onde o chão estava completamente tapado com milhares de sacos plásticos e caixas de papelão. Enfim, mais parecia um paraíso para as inúmeras aves. Quando chegamos ao local de pernoita, este não era mais que um enorme parque de estacionamento com uma parte reservada a autocaravanas. Ainda mal tinha estacionado já o guarda vinha em minha direção a informar-me que tinha direito a 20 litros de água por dia e o custo da pernoita era de 40Dh. Continuou a tentar dialogar comigo, utilizando algumas palavras em Francês outras em Espanhol, e ainda outras que desconfio serem de algum dialeto local. Passado algum tempo e com alguma dificuldade entendi que o que me estava a pedir não era dinheiro mas sim roupa para vestir. Fiquei sensibilizado. Antes mesmo de jantar-mos fomos dar um pequeno passeio pela vila, junto ao mar, onde existiam algumas pequenas barracas em madeira a vender ostras. As vistas eram deslumbrantes tanto para a praia como para os montes que circundavam a vila, com algumas belas vivendas nas suas encostas. A noite foi sossegada.
Interior da Mesquita.
Pontos de venda de mariscos em Oualidia.
6º dia, Quarta-Feira 26-04-2023: Oualidia - Agadir
Saída de Oualidia pelas 09H40
Metemos gasóleo em Chichaoua: 49,67 lts - 600Dh - €60 (12,08 Dh/L)
Portagens: 24 DH (€ 2,4 - Oualidia - Safi)
87 DH (€ 8,7 - Chichaoua - Amskroud)
Chegámos a Agadir pelas 17H45
Dormimos no Camping Atlantica D'Imouran
"Park4night": #13795
Coordenadas: 30.509701, -9.683720
Custo: 180 DH (€18,0)
7º dia, Quinta-Feira 27-04-2023: Visitar Agadir
Dormimos no Camping Atlantica D'Imouran
"Park4night": #13795
Coordenadas: 30.509701, -9.683720
Custo: 180 DH (€18,0)
8º dia, Sexta-Feira 28-04-2023: Agadir - Marrakech
Saída de Agadir pelas 10H00
Metemos gasóleo em Imourane (Agadir): 35,18 lts - 425Dh - €60 (12,08 Dh/L)
Portagens: 152 DH (€ 15,2 - Agadir - Marrakech)
Chegámos a Marrakech pelas 16H30
Dormimos no Camping Ferdaous
"Park4night": #20237
Coordenadas: 31.719268, -7.983167
Custo: 130 DH (€13,0)
Mais um dia que seria passado na sua maioria a conduzir. Tínhamos chegado ao ponto mais a sul do passeio e agora iriamos começar a
subir. Como à chegada a Agadir tínhamos visto que existia um grande centro
comercial com um hipermercado Carrefour (coordenadas 30.389185, -9.511023), e
como tínhamos necessidade de adquirir alguns alimentos e água, resolvemos
fazer por lá uma paragem. Parte da viagem para Marrakech, até após a travessia
da cordilheira do Baixo Atlas já era nossa conhecida, pelo que esta viagem até
às proximidades de Marrakech não nos trouxe nada de novo. O nosso destino era o Camping Ferdaous o qual fica a Norte de Marrakech e o GPS
possivelmente para evitar a travessia desta cidade com mais de um milhão de
habitantes contornou a mesma, o que não nos permitiu nem sequer vislumbrar ao
longe a cidade. À chegada ao parque, o mesmo era composto por uma pequena casa
à entrada que era a recepção e depois um um grande terreno descampado onde ao
fundo se podiam ver quatro autocaravanas e próximo delas outra casa a qual viemos a
saber que eram as casas de banho. Como não vínhamos para passar muito tempo no
parque, e visto que o mesmo era murado a toda a volta, servia perfeitamente.
Este parque ficava desviado na cidade alguns quilómetros pelo que na recepção
perguntamos qual era a melhor maneira para nos deslocarmos, tendo sido
informados que existia um senhor que tinha um "grande taxi" que nos
poderia levar. todos os dias ele vinha ao parque pelas 08H00 da tarde, sendo
necessário nessa altura contactá-lo e combinar o preço que nos levaria.
Chagadas as 08H30 e não tinha-mos visto ninguém, voltamos à recepção onde o
guarda muito atencioso e através do seu telemóvel, nos colocou em contacto com
o mesmo. Começou por dizer que nos levava 600DH para transporte ida e volta e
também servir de guia, pelo que rejeitei. continuamos a regatear, tendo chegado
a 450DH pelo que continuei a recusar, depois de dizer que era o mínimo e visto
que eu não aceitava, propôs-me que se fosse só ida e volta nos levava 300DH o
que continuei a não aceitar. Finalmente chegou aos 150DH e finalmente aceitei.
Durante a hora de jantar começamos a ver muita movimentação de carros e motas a
estacionar junto à casa onde se encontravam as casas de banho, subindo as
escadas e indo para o primeiro andar. Não consegui saber o que se passava
julgando que poderia ser algo tipo de motel pois durante toda a noite chegavam
e partiam carros com pessoas sempre em direção ao primeiro andar. Desconfiei de
muita coisa mas não cheguei a conclusão nenhuma. De qualquer maneira, e não
contando com o barulho dos carros a chegar e a partir, a noite foi passada em
sossego.
Em Marrocos não deve haver limite de carga, só pode...
Camping Ferdaous com piso em gravilha
"Chef" a preparar o jantar.
Grande Taxi: Viatura Opel 9 lugares com muito bom aspeto e quase nova.
Proprietário: Fedli Mohamed (Transport Touristique Toutes directions)
Telemóvel 0661552401
9º dia, Sábado 29-04-2023: Visitar Marrakech
Dormimos no Camping Ferdaous
"Park4night": #20237
Coordenadas: 31.719268, -7.983167
Custo: 130 DH (€13,0)
Na véspera tínhamos combinado com o Sr. Fedli Mohamed, proprietário e motorista do Grand taxi estarmos em frente à recepção às 08H00, e assim foi. À hora certa lá esta o nosso transporte à porta do parque de campismo. Na viagem até Marrakeche fomos conversando e o Sr. Fedli Mohamed começou a indicar-nos por onde estávamos a passar, indicando alguns dos monumentos e contando-nos alguma da história de Marrakech. Espetáculo... Foi muito atencioso e simpático tendo inclusivamente feito um desvio para passarmos por um bairro onde algumas pessoas da grande sociedade europeia tinha altas vivendas. Ao chegar ao centro de Marrakeche indicou-nos onde ficava a Grande Mesquita de Marrakech, a Praça Jemaa el-Fnaa, onde se encontravam os inúmeros vendedores ambulantes e os encantadores de serpentes. Indicou-nos onde no final do dia nos iríamos encontrar para o regresso. Andou mais uns quilómetros mesmo no centro da cidade e finalmente deixou-nos na loja (El Farabi Cosmétique - produtos naturais) tipo herbanário, onde faziam apresentação de perfumes, chás e outros produtos naturais que segundo diziam, substituíam os medicamentos, com vantagem. É claro que se tratava de negócio e provavelmente ele tinha alguma comissão. A partir daqui estava-mos por nossa conta. O GPS nem sempre nos ajudava pois algumas ruas eram tão estreitas que nem funcionava devido à ausência de captura dos satélites. Depois de andarmos alguns quilómetros a pé, sempre guiando-nos pela "Mesquita de la Koutoubia" com a sua enorme torre que era visível de grande parte da cidade, chegámos a "Jemaa el-Fnaa", Praça central onde se encontravam muitos vendedores ambulantes, encantadores de serpentes, enfim, um burburinho constante com um enorme numero de pessoas a andar de um lado para o outro e outros tantos a apregoar para venderem os seus produtos. Também é a partir desta praça que se entra nos "Souk Laksour", "Souk Semmarine", entre outros. Como as ruas são muito apertadas e cobertas, esqueçam o GPS. É muito fácil perdermo-nos no seu interior, o que possivelmente por milagre não nos aconteceu, embora uma das vezes tenha perguntado para onde era a saída e indicaram-me precisamente a direcção contrária. Adorámos andar muitos quilómetros por estes autênticos labirintos onde não havia um único espaço que não fosse uma loja ou comércio. Aqui tudo se vende, desde comida, bebida quinquilharia, especiarias, bijuteria, de tudo um pouco, mas assim que parávamos, lá vinha alguém a querer vender algo e a regatear preço. A hora de almoço chegou rápido e decidimos almoçar no restaurante "Terrasse Panoramique" mesmo na praça Jemaa el-Fnaa. Mais uma vez viramo-nos para as Tajines. Da parte da tarde optamos por algumas zonas mais recatadas e mais calmas, e como o calor era imenso (Mais de 35 graus) escolhemos atravessar alguns jardins, como o "Jardin Elkoutoubia", o lindíssimo "Parc Lalla Hasna" e finalmente requintámo-nos com uns gelados e uma cerveja com álcool, raríssimo em Marrocos, na "Pizzeria Venezia". Entretanto chegou a hora combinada com o Sr. Fedli Mohamed para regressarmos ao parque. Mais uma vez foi impecável, pois não nos levou pela mesma estrada, comentando tudo por onde passavamos. Um dia muito cansativo mas muito bem passado. Era hora de descansar.
Mesquita de la Koutoubia
Loja no "Souk Laksour".
Rua no interior do "Souk Laksour".
Vista do restaurante "Terrasse Panoramique" para a Praça "Jemaa el-Fnaa" e "Mesquita de la Koutoubia".
Almoço no restaurante "Terrasse Panoramique" com as tradicionais Tajines.
Parc Lalla Hasna
Grand taxi do Sr. Fedli Mohamed
10º dia, Domingo 30-04-2023: Marrakech - Mohammedia
Saída de Marrakech pelas 09H30
Metemos gasóleo em Casablanca: 38,24 lts - 460Dh (12,03 Dh/L)
Portagens: 120 DH (€ 12 - Marrakech - Novacer)
15 DH (€ 1,5 - Casablanca)
16 DH (€ 1,6 - Casablanca - Mohammedia )
Chegámos a Mohammedia pelas 15H00
Dormimos no Camping L'Ocean Bleu
"Park4night": #12982
Coordenadas: 33.73758, -7.324433
Custo: 95 DH (€9,5)
Distância: 265,6 km
Velocidade média: 57 Km/h
Consumo médio: 7,7 Lts
Tempo de Condução: 04H35
11º dia, Segunda-Feira 01-05-2023: Visitar Mohammedia
Dormimos no Camping L'Ocean Bleu
"Park4night": #12982
Coordenadas: 33.73758, -7.324433
Custo: 95 DH (€9,5)
Este dia foi essencialmente dedicado ao descanso e também passear pela povoação. A manhã foi passada a descansar dentro do parque e a seguir ao almoço, aí sim, saímos em direção ao centro da povoação. Andámos alguns quilómetros a pé e nada vimos de especial. Tratava-se de uma vila nova, com alguns prédios em condomínio fechados pouco mais vimos. No regresso encontrámos um pequeno supermercado do grupo Carrefour e aproveitamos para fazer algumas compras. Passado algum tempo de termos chegado ao parque de campismo apercebemo-nos de alguma agitação dentro do parque e foi aí que vimos uns vendedores ambulantes com uma carroça cheia de morangos com um aspeto espetacular. Um dos moços deu-nos a provar e não resistimos, comprámos duas caixas. Ainda hoje sonho com aqueles morangos, que passado uma semana os poucos que ainda sobravam, continuavam rijinhos e deliciosos.
Condomínio no centro de Mohammedia.
Vendedor ambulante com carrinha adaptada com máquina de café que julgo ser para vender chá. Este tipo de viatura adaptada encontra-se por todo o lado em todo o país.
Aí estão eles, os deliciosos morangos com os vendedores radiantes por eu lhes ter pedido para tirar uma foto.
12º dia, Terça-Feira 02-05-2023: Mohammedia - Chefchaouen
Saída de Mohammedia pelas 09H00
Portagens: 34 DH (€ 3,4 - Mohammedia - Chefchaouen)
18 DH (€ 1,8 - Mohammedia - Chefchaouen)
22 DH (€ 2,2 - Mohammedia - Chefchaouen)
Chegámos a Chefchaouen pelas 17H00
Dormimos no Camping Azila
"Park4night": #29341
Coordenadas: 35.175500, -5.266800
Custo: 140 DH (€14,0)
Há pouco que contar sobre a viajem. A estrada era na sua maioria com bom asfalto e as povoações que atravessamos eram de pequena dimensão e poucas foram as casas de adobes, nada que se comparasse às povoações do sul. À chegada a Chefchaouen, deparámo-nos com uma vista magnífica da cidade, pois a estrada encontra-se no cimo de uma colina e a cidade de Chefchaouen aparecia na encosta em frente, mais parecendo um presépio todo em azul. Para chegarmos ao parque de campismo que se situava no alto da colina tivemos de atravessar a cidade, tarefa esse que não foi fácil pois as ruas eram demasiado estreitas e com uma inclinação muito acentuada, provocando um enorme esforço ao motor e embraiagem. O parque nada tinha de especial, pois era pequeno e com poucos lugares, tendo umas casas de banho muito antigas e desleixadas. Mais uma vez lá andavam algumas galinhas à solta no parque. A poucos metros do parque encontrava-se um promontório com umas vistas soberbas sobre a cidade.
Primeira vista de Chefchaouen.
Velocidade média: 51 Km/h
Consumo médio: 7,8 Lts
Tempo de Condução: 06H15
13º dia, Quarta-Feira 03-05-2023: Chefchaouen (Marrocos) - Algeciras (Espanha)
Saída de Chefchaouen pelas 14H30
Portagens: 28 DH (€ 2,8 - Tanger - Melloussa)
Chegámos a Algeciras pelas 20H15
Dormimos no Parque de estacionamento para autocaravanas
Coordenadas: 36.179131, -5.439279
Custo: 0 DH (€0,0)
Este dia seria o regresso ao continente Europeu, mas não sem antes visitarmos Chefchaouen. Tínhamo-nos informado na recepção que existia possibilidade de irmos de táxi até ao centro da cidade e depois no regresso mas também nos disseram que a viagem de ida se fazia muito bem a pé através de um pequeno carreiro, sempre a descer. Optámos por ir a pé . Foi a decisão acertada pois além de ser sempre a descer e a distância seria menos de 1000Mts, as vistas ao longo da descida eram muito agradáveis. Visitámos essencialmente a parte antiga da cidade. Esta era constituída principalmente por arruamentos estreitos e algumas escadarias ladeadas cor casas de rés-do-chão e primeiro andar muitas delas com loja de comércio, e todas elas pintadas de azul. Como só tínhamos a parte da manhã para visitar a cidade, e não estava a ser fácil encontrar nenhum táxi, resolvemos meter pés ao caminho e regressarmos ao parque a pé. A subida custou bastante pois a inclinação era acentuada, mas com algumas paragens pelo caminho, a mesma foi concluída com sucesso. Após o almoço iniciamos a viagem para Tanger-Med pois embora o bilhete de regresso da travessia não tivesse data marcada, nós queríamos faze-la ainda de dia. Ao aproximarmo-nos da fronteira no Porto de Tanger-Med, logo a seguir a Alcacer-Ceguer, havia uma feira ao longo da estrada onde a circulação era feita a baixa velocidade. Tudo passou sem que nos apercebêssemos de qualquer anormalidade até que ao chegarmos à entrada da fronteira fomos abordados por 3 guardas que nos mandaram parar. Assim fizemos e um deles dirigiu-se a mim mandando-me ter calma, enquanto os outros dois dirigiram-se para a traseira da autocaravana, logo de seguida ouvimos uma gritaria na retaguarda e a autocaravana a abanar muito, tentei de imediato sair para ver o que se estava a passar, pelo que o guarda que estava ao pé de mim meteu a mão na porta, não me deixando sair voltando a dizer-me para me manter no interior da autocaravana e manter a calma. Sem saber o que se estava a passar e estando cada vez mais inquieto e nervoso, eis que passado aproximadamente 1 a 2 minutos vejo pelo retrovisor os dois guardas a aparecerem com um indivíduo bem agarrado, aparentando ter aproximadamente 20 anos, com roupa branca e dirigindo-se para uma pequena casa. Foi então que o guarda que tinha ficado ao pé de mim me acalmou uma vez mais e me informou que o indivíduo tinha saltado para o teto da autocaravana aproveitando o suporte das bicicletas e este ato tinha ocorrido precisamente junto à feira, algumas centenas de metros antes, onde a velocidade era de 20KM/h, e foi visualizado pelos guardas através das muitas câmaras instaladas ao longo da estrada nos arredores da fronteira. Agora sim, pude sair para ver se estava tudo bem, não tendo notado nada de anormal a não ser as marcas dos pés no para-choques devido ao pó acumulado em toda a viagem. Enfim, tudo passou e dei início às muitas vistorias antes de embarcar para Algeciras. Vejo no entanto que o barco que iniciava a travessia às 18H15 já seria quase impossível de apanhar e o seguinte só às 20H30. Quando me dirigia para validar os bilhetes, eis que se aproxima um indivíduo e me pergunta se eu ainda queria apanhar aquele barco das 18H15 pelo que eu disse que sim. Ele pegou nos bilhetes e dirigiu-se para dentro do guiché tendo eu presenciado ele a falar com outras pessoas e passado pouco tempo e já com a guia para aquele barco na mão me entregou com uma cara feliz e dizendo-me para me apressar. Quis dar-lhe uma gorjeta pelo que ele recusou de imediato tendo-me dito que só tinha feito o seu trabalho. Mais uma vez fiquei muito admirado e surpreendido com a dignidade dos marroquinos. As peripécias ainda não tinham acabado. Após a passagem pelo raio-x eis que o carro que ia mesmo à nossa frente foi mandado parar e um dos guardas mandou abrir a mala traseira. O guarda meteu o braço entre a bagagem em direção ao banco traseiro e após alguns momentos eis que retira de baixo do banco uma pequena caixa com tamanho idêntico à de uma caixa de fósforos. Enquanto este carro foi mandado encostar, nós e os outros a trás fomos mandados avançar em direção ao barco. A travessia mais uma vez em perfeita harmonia foi passada sem nenhum percalço, embora com alguma nostalgia ao olharmos para trás e vermos aquele continente a ficar cada vez mais longe. Ao chegarmos a Algeciras dirigimo-nos novamente para a Agência de Viagens Normandie para passarmos a noite e cambiar alguns Dirham que ainda nos restava. Embora quando compramos os primeiros Dirham na agência o proprietário nos tenha afirmado que no regresso e se nos sobrasse algum dinheiro Marroquino eles ficariam com ele, agora o discurso foi diferente e recusou-se a receber alegando que não tinha euros em caixa. Fiquei aborrecido e já não pernoitei nesse local mas sim alguns metros mais longe. Quando nos preparávamos para jantar, eis que nos bateram à porta, era um Português, motorista de camião TIR que só nos queria informar que mais 200mts à frente existia um parque reservado para autocaravanas, pelo que agradecemos e dirigimo-nos para lá. Este parque era bastante grande e muito bom, e embora tivesse uma placa à entrada de parque para autocaravanas, também alguns carros por ali estacionaram. A noite foi passada em sossego.
Velocidade média: 39 Km/h
Consumo médio: 7,6 Lts
Tempo de Condução: 03H37
14º dia, Quinta-Feira 04-05-2023: Algeciras (Espanha) - Vila Velha de Ródão (Portugal)
Saída de Algeciras pelas 09H00
Metemos gasóleo em Portalegre: 47,89 lts - €67,00 (1,399 €/L)
Portagens: € 0
Chegámos a Vila Velha de Ródão pelas 18H15
Dormimos na área de serviço de Vila Velha de Ródão
"park4night" sitecode: #30833 - Área de estacionamento CC. gratuito
Coordenadas: 39.65138, -7.67210
Custo: € 0
Marrocos já ficou para trás. Agora era "galgar" quilómetros para irmos dormir à área de serviço de Vila Velha de Ródão.
Cais fluvial de Vila Velha de RódãoVelocidade média: 70 Km/h
Consumo médio: 8,4 Lts
Tempo de Condução: 07H44
15º dia, Sexta-Feira 05-05-2023: Vila Velha de Ródão - Coimbra
Saída de Vila Velha de Ródão pelas 09H30
Portagens: € 0
Chegámos a Coimbra pelas 18H15
Mais um dia para "galgar" quilómetros com a finalidade de Chegar a casa cedo.
Estatística final:
- Quilómetros total: 3 489,1Km
- Tempo de condução: 62H43
- Gasóleo: 277,66 Lts
- Gasóleo: €358,2
- Portagens: €86,2
- Parques de campismo: €146,0
Algumas despesa diversas:
- Botija de gás em Algeciras: €14,78
- Viajes Normandie (3 Passagens ida e volta): €340,00
- Cartão comunicações em Marrocos: €5,00 - cartão; €5,00 - 5Gb: €5,00 - 90 minutos de conversação.
- Entradas na Mesquita em Casablanca: €39,00
- Supermercado Casablanca (bens essenciais): €12,65
- 3 Almoços Casablanca (Mc Donalds): €17,60
- 3 Almoços Tagine - Agadir: €33,80
- Teleférico Agadir (3 viagens ida e volta): €33,00
- Carteira em pele (Guida) - Agadir: €33,00
- Carteira em pele (Filipa) - Agadir: €22,00
- Supermercado Carrefour (Agadir - bens essenciais): €48,48
- Ervanária Marrakech: €48,00
- 3 Almoços Marrakech: €37,00
- Supermercado Carrefour (Mohamedia - bens essenciais):37,49
F I M
Era pelo interior que deverias ter voltado...Assim é caso para dizer que não foste a Marrocos, hehehheeh. Tens que voltar novamente. Abraço e boas viagens
ResponderEliminarBoa noite. Era mesmo esse o trajeto que tinha planeado em 2020, mas nessa altura tinha 3 semanas. O objetivo era passar por Merzouga, mas agora não deu. Fica para a próxima. Obrigado pelo comentário.
EliminarCumprimentos
Obrigado pelo relato e pela partilha da viagem.
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