Este é o relato das férias em auto-caravana que tiveram início em Coimbra a 16-07-2016, passando por Espanha, França, Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, República da Irlanda e País de Gales.
Este ano pertenceu à Filipa escolher o destino das férias. Era um sonho dela conhecer as terras de "Sua Magestade". Sendo assim, pés ao caminho. Aí vamos nós visitar as duas Ilhas, da Grand Bretenha e da Irlanda.
1º dia, sábado 16-07-2016: Coimbra (Portugal) - San Sebastian (Espanha)
Saída de Coimbra pelas 06H45.
Metemos gasóleo em Fuentes de Onoro, – 52,58 lts - €52 (0,989 €/L)
Metemos mais gasóleo no Carrefour de Beasain, – 48,00 lts - €47,95 (0,999 €/L Carrefour).
Total dos 2 abastecimentos: 100,58 Lts - €99,95
Portagens: €0
Chegámos a San Sebastian pelas 17H45
Dormimos perto da área de serviço de San Sebastian, área "Campingcar-Infos" ASN Nº 6548.
Latitude : (Norte) 43.305895° Decimais
Longitude : (Oeste) 2.009712° Decimais
A viagem de Coimbra até San Sebastian decorreu normalmente, sem dados a registar. Mais uma vez nos enganamos em San Sebastian. O número das saídas da estrada indicadas no GPS Tom Tom não corresponde às que estão nas placas. Quando chegámos a San Sebastian verificamos que a área de serviço estava superlotada e que nos estacionamentos à beira das estradas também estava tudo superlotado. resolvemos continuar à procura de um local para estacionar e encontramos um pouco mais longe, junto à Universidade, na companhia de mais 12 autocaravanistas. O terreno é um pouco inclinado mas para passar uma noite era quanto bastava.
Chegada a San Sebastian. Um autêntico oásis comparado com quase toda a restante Espanha.
Distância: 734,2 km
Velocidade média: 75 KM/h
Consumo médio: 9,6Lts
Tempo de Condução: 09H43
2º dia, Domingo 17-07-2016: San Sebastian (Espanha) - Lamotte Beuvron (França)
Saída de San Sebastian pelas 08H45
Gasóleo: € 0
Portagens: € 0
Chegámos a Lamotte Beuvron pelas 18H10
Dormimos na área de serviço de Lamotte Beuvron, área NKC ID 10349.
Latitude : (Norte) 47.598126°
Longitude : (Este) 2.024929°
Como era normal, e em comparação aos anos anteriores que fazia-mos esta mesma etapa, a viagem foi feita pelas estradas nacionais em detrimento das autoestradas, não só porque em França as mesmas são caríssimas como assim apreciávamos as magnificas paisagens de Aquitânia, Bordeus, Cognac entre outras. Viagem sem sobressaltos. Quando chegámos à área de serviço de Lamotte Beuvron, a mesma estava superlotada, mas já estavam algumas autocaravanas dentro do recinto fechado que geralmente está reservado para a feira. Foi aí que também ficámos.
Chegada à fronteira
Últimos metros antes da fronteira, ainda em Espanha.
Primeiros metros logo após a fronteira, Já em território Francês.
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Distância: 709,5 km
Velocidade média: 69 KM/h
Consumo médio: 10.1Lts
Tempo de Condução: 10H09
3º dia, Segunda-Feira 18-07-2016: Lamotte Beuvron - Calais
Saída de Lamotte Beuvron pelas 07H20.
Metemos gasóleo em " La Ferté-Saint-Aubin", – 75,14 lts - €82,73 (1,101 €/L)
Metemos mais gasóleo no Intermarché de Samer, – 36,80 lts - €40,33 (1,096 €/L Carrefour).
Total dos 2 abastecimentos: 111,94 Lts - €123,06
Portagens: €0
Chegámos a Calais pelas 17H20
Dormimos na área "Campingcar-Infos" APN Nº 8815.
Latitude : (Nord) 50.9329° Décimais ou 50° 55′ 58′′
Longitude : (Est) 1.81105° Décimais ou 1° 48′ 39′′
A viagem decorreu de forma normal mas não sei se por nos estarmos a aproximar de Calais e com o problema instaurado dos diversos acampamentos de refugiados ou de ser já no dia seguinte que iria-mos chegar a Inglaterra com o desafio de ter de conduzir pela esquerda, limites de velocidade em Milhas, estradas apertadas, entre outros, o que é certo é que principalmente após o almoço estava a sentir um ligeiro aperto no estômago. Ao chegar ao parque de estacionamento do "Centre Commercial Cité Europe" verificamos que pelo menos aqui junto ao parque de estacionamento e pernoita para autocaravanas existia bastante segurança, não só do próprio centro comercial, com alguns postes com câmaras, redes bastante altas com arame farpado, mas como mesmo ao lado era o acesso ao Eurotunel, a vigilância era apertada. Fiquei muito mais sossegado, pois as ultimas notícias que tivemos de Calais eram muito preocupantes, com inúmeros assaltos e tentativas de intrusão para conseguirem passar para Inglaterra. A noite foi passada em sossego, acompanhados de 16 autocaravanas.
Área de serviço de Lamotte Beuvron.
Segurança encontrada ao redor do local de pernoita em Calais.
Local de pernoita em Calais.
Distância: 462,8 km
Velocidade média: 57 KM/h
Consumo médio: 9,7Lts
Tempo de Condução: 08H06
4º dia, Terça-Feira 19-07-2016: Calais - Londres
Saída de Calais pelas 06H00.
Chegamos ao porto de embarque de Calais pelas 06H30 (05H30 GMT) para efetuar o "check-in"
Depois de embarcar, saimos do porto de embarque pelas 07H45 (06H45 GMT)
Chegámos a Dover pelas 08H15 GMT (01H30 tempo de viagem)
Dormimos no Parque de campismo do Crystal Palace, "Campingcar-Infos" AC Nº 9569.
- Travessia de barco entre Calais e Dover: € 63,55
Latitude : (Nord) 51.42564° Décimais ou 51° 25′ 32′′
Longitude : (Ouest) -0.07386° Décimais ou 0° 4′ 25′′
Chegou o dia tão esperado de tocar solo Britânico. A noite foi passada com algum sobressalto. Não devido a algum tipo de receio devido a insegurança mas sim pela excitação da aproximação da hora de conduzir pela esquerda e também devido a termos de estar no check-in do embarque pelas 05H30 impreterivelmente. A travessia foi efectuada com normalidade. O tempo estava bom, com ceu limpo e sem vento. Quando chegou o momento de sair do barco, optei por me colar a um camião TIR, pois tinha lido que nos primeiros momentos de condução pela esquerda, tendo alguma viatura à nossa frente, iria ajudar-nos muito. Como de Dover até ao parque de Campismo Crystal Palace em Londres eram aproximadamente 120Km, menos de 2 horas de viagem, e com algum receio de me ir meter muito cedo a conduzir em Londres, planeei fazer uma paragem na cidade de Cantuária (Canterbury). Óptima decisão. Cantuária é uma cidade muito bonita. Vale a pena a visita. Mas voltando aos primeiros instantes da saída do barco, enquanto o TIR foi à minha frente, até correu bem, mas como se costuma dizer, apostei no cavalo errado (neste caso no TIR errado) pois o camião seguiu em direcção contrária à minha. Mesmo assim tudo correu bem até chegar à primeira rotunda. Chegado aí, contornar a rotunda foi algo muito estranho. Quando cheguei a Cantuária, andei à procura de um parque de estacionamento mas tornou-se difícil encontrar pois uns têm barra limitadora de altura, outros são pagos, outros ainda não autorizam o estacionamento a Camping-cars. Finalmente encontrei um enorme e sem nenhum impedimento, Era o estacionamento de uma grande superfície comercial onde se encontrava o supermercado "Morrisons" Lat.51.270845 Long.1.062847 Uma das maiores redes de supermercados no Reino Unido. Após a visita a Cantuária, tomamos caminho com direcção a Londres. Tudo correu com relativa normalidade e naturalidade, com alguns sustos e sobressaltos à mistura. Resumindo: Conduzir pela esquerda requer muita atenção e não é assim tão fácil conforme alguns dizem, principalmente é indispensável a ajuda da co-piloto. Contornar as rotundas pela esquerda e transpor cruzamentos, principalmente os que temos de cruzar para a direita, tendo de dar a prioridade aos que se aproximam pela esquerda, é algo confuso. O trânsito embora muito intenso, nunca (ou raramente) se ouve uma "apitadela" e na generalidade os condutores não stressam e são compreensivos, cedendo normalmente a passagem. Ao chegar a Londres, a intensidade do transito subiu exponêncialmente o que requeria atenção redobrada. Entramos na LEZ (LOW EMISSION ZONE) mas nem por isso a intensidade do transito diminuiu. Eis que chegamos ao parque de campismo. Na recepção, no lado de dentro do balcão, encontrava-se um casal jé de meia idade, muito simpáticos e prontos a ajudar. Sempre que se apercebiam que não estavamos a entender, apressavam-se a repetir, estando sempre a perguntar se entendia-mos. Tinhamos efetuado reserva pela NET e embora na altura da reserva aparecesse um preço para não sócios, agora ao apresentar o cartão "CCI - Carta de campista internacional" fizeram-me o desconto igual aos sócios do "The Caravan Club", desconto esse que para os 4 dias/noites deu para pagar o cartão e sobrou. O parque, resume-se unicamente à recepção, 1 bloco de casas de banho, alguns locais com contentores para recepção de reciclagem, local com pias e tanques de lavagens assim como um WC químico, ralo para despejo de águas sujas, torneira para abastecimento de água potável e alvéolos. O Wi-Fi que informam não é gratuito. Poucas instalações de apoio para um parque de campismo no centro de Londres, pois nem um bar, restaurante e mini-mercado existe, mas em compensação existe um sossego total, tudo muito limpo, vegetação frondosa e muitas árvores. Um autentico oásis no centro de Londres. As árvores são tantas que a recepção de satélite é muito, muito difícil. Pelo sossego, limpeza e proximidade do centro de Londres e autocarros constantemente a passarem com paragem a 150Mts da entrada do parque, julgo ser uma escolha acertada
- A cidade de Cantuária é bonita e o parque de estacionamento do Morrisson’s é gratuito e não tem barras limitadoras de altura.
Chegada ao Porto de Calais.
Check-in no porto de Calais.
Aproximação de Dover.
Salão no interior do barco.
Interior do barco da "P&O Ferries"
Saída do barco.
Cidade de Cantuária.
Atenção com a LEZ. Ou se tem autorização para entrar ou vai sair-nos caro.
Chegada à proximidade do parque de campismo. Podemos orientar-nos pela antena monstruosa da BBC que se situa no seu interior.
Distância: 151,1 km
Velocidade média: 40 KM/h
Consumo médio: 9,3Lts
Tempo de Condução: 03H43
5º dia, Quarta-Feira 20-07-2016: Visitar Londres
Chegou o dia de visitar Londres. Tínhamos comprado o "London Pass" pois no ano passado, em Paris, gostámos bastante deste produto. Como me emprestaram três cartões "Oyster Card" compramos o London Pass sem transporte, pois assim ficaram mais barato. Estes Oyster Card são uns cartões magnéticos idênticos a cartões de débito bancário, nos quais depositamos algum dinheiro em quiosques específicos ou terminais de metro o qual serve pagar as viagens nos transportes públicos. Ao entrar nos autocarros, encostamos o dito cartão num leitor magnético digital o qual indica no mostrador o preço da viagem entretanto retirado do saldo do cartão e o saldo que fica no cartão. Parece confuso mas é eficiente. Ao fundo da rua do parque de campismo existe um desses quiosques onde podemos carregar os cartões Oyster Card. Depois de carregados os cartões com £9 cada (dava para 3 viagens no autocarro entre o parque de campismo e o centro de Londres e 3 viagens entre o Centro de Londres e o parque), apanhamos o autocarro Nº 3 que efectua a viagem entre "Crystal Palace" e "Piccadilly Circus". Neste primeiro dia tinha-mos planeado em primeiro lugar, trocar os vouchers dos London Pass pelos bilhetes/cartões. Esta troca realizava-se num quiosque subterrâneo intitulado de "Tourism Island", logo do lado de cima de "Trafalgar Square" mais propriamente na "Irving St". Ao contrário do que aconteceu em Paris, aqui tudo correu normalmente e sem "maus modos". De seguida deslocámo-nos ao render da Guarda, o que veio a verificar-se uma desilusão, pois quase tudo se passava do lado de dentro do gradeamento do "Buckingham Palace" com uma autêntica multidão a assistir do lado de fora, que ocupava toda a praça frontal ao Palácio. A hora do almoço chegou rápido e resolvemos ir devorar as sandes e bebidas que transportava na mochila no "Hyde Park". Estava-mos nós sentados num banco do jardim, a meio da refeição quando verifico que se aproxima um grande numero de Escoteiros. Não dei grande importância até ao momento que me apercebo que estão a falar Português. Dei um grande grito de alegria e admiração "...São Portugueses..." pelo que a líder responde-me com uma bandeira Portuguesa levantada sobre a cabeça "... Campeões... Campeões... Somos Campeões..." alegação à vitória da selecção Portuguesa no Campeonato Europeu de Futebol que se tinha disputado à pouco mais de uma semana. Da parte da tarde, visitamos o "Kensington Palace", este sim muito bonito e com uma enorme exposição de diversos vestidos que tinham pertencido a diversas Rainhas e principalmente à Princesa Diana. O dia estava a chegar ao fim e foi aí que tivemos uma surpresa ao atravessar os jardins do Kensington Palace e o Hyde Park que nos damos com um grupo de crianças a alimentar um esquilo, o qual vinha comer à mão das crianças. Tal foi a nossa admiração que uma das crianças veio ter com a Filipa, oferecendo-lhe toda a comida que tinha para os esquilos, para ela também lhe dar. Foi muito bonito, principalmente a atitude da criança Inglesa. Estava a mudar a ideia que tinha sobre o feitio autoritário dos Ingleses. O dia não acabou sem uma visita ao Hard Rock Café.
Autocarro que efectua o percurso entre Crystal Palace e o centro de Londres.
O Render da Guarda é passado quase na totalidade do lado de dentro do gradeamento do palácio, longe dos olhares das pessoas.
Momento em que passava diante de nós a Guarda Real.
Escadaria no interior do Kensington Palace.
Esquilo a vir comer à mão da Filipa.
Visita ao Hard Rock Café.
6º dia, Quinta-Feira 21-07-2016: Visitar Londres
Chegou o segundo dia de visita a Londres. Voltámos a ir para o centro de Londres de no autocarro Nº 3, escolhendo como saída "Piccadilly Circus". Para hoje tínhamos planeado começar pela Torre de Londres, como tal iniciámos uma longa caminhada de aproximadamente 4,5 Kmts. passamos por "Trafalgar Square", encaminhamo-nos para a margem do Rio Tamisa, e sempre pelo caminho pedonal, chegamos à Torre de Londres, não sem antes almoçarmos à beira do Tamisa. Magnífico passeio, pois além de apreciarmos toda a paisagem urbanística nas duas margens do rio, deu também para ver que um enorme numero de Londrinos, quando chega a hora do almoço, toca a abrir a marmita para almoçar, ou sentados num dos muitos bancos à beira do rio ou então mesmo de pé aproveitando o muro do rio como mesa. Mas não eram apenas operários de construção das muitas obras que por aí existem, mas também de outras extractos da sociedade, inclusivamente muitos "engravatados da City". Dentro da Torre de Londres podemos ver entre outros, as riquíssimas jóias da Coroa Britânica, assim como o render da Guarda (Aqui sim, mesmo junto a nós). Tínhamos lido que pelas 13H22 a mítica ponte de Londres (Tower Bridge) iria abrir o seu tabuleiro inferior para voltar a abrir pelas 13H57 para o mesmo barco passar em sentido contrário. Sendo assim decidimos que na primeira abertura seria vista da margem do riu e a segunda passagem seria vista do tabuleiro superior da mesma ponte. Decisão acertada pois foram dois bonitos espectáculos que assistimos. Após a visita à "Tower Bridge" regressamos pela margem contrária, não sem antes pararmos para visitar o grande navio cruzador "HMS Belfast". Dia cansativo mas divertido, pois o passeio pedonal ao longo do Rio Tamisa revelou-se muito interessante.
Piccadilly Circus
Trafalgar Square
Rio Tamisa, onde se pode ver em primeiro plano a magnífica ponte pedonal, ao centro o maior edifício da Europa, o "Shard London Bridge" com 310Mts de altura, e lá muito no fundo as duas grandes torres pertencentes à ponte de Londres (Tower Bridge).
A Torre de Londres.
Render da Guarda na Torre de Londres.
Ponte com o tabuleiro inferior aberto para permitir a passagem do pequeno barco mas com grande mastro.
Tabuleiro inferior da "Tower bridge"
Tabuleiro superior com as suas vistas sobre o tabuleiro inferior devido a ter o chão de vidro.
Abertura do tabuleiro inferior vista do tabuleiro superior através do chão de vidro.
Vistas das margens do Rio Tamisa do alto do segundo tabuleiro da "Tower Bridge".
7º dia, Sexta-Feira 22-07-2016: Visitar Londres
Terceiro e ultimo dia de visita a Londres. Reservamos para este dia a visita a "Abadia de Westminster" e ao passeio de autocarro panorâmico, isto porque o cansaço já era bastante, pois na véspera tínhamos percorrido mais de 15Km a pé. A Abadia de Westmister é uma autêntica obra de arte, estando no seu interior sepultadas das maiores personalidades do Reino Unido, desde Reis, Rainhas, passando por escritores, pintores entre outras. O aglomerado de pessoas no seu interior é imenso, sendo muito difícil parar para apreciar alguma obra de arte, pois somos levados pela multidão. É aqui que se encontra a cadeira onde desde o início que são coroadas as Rainhas e Reis de Inglaterra. Vale a pena a sua visita, e tendo o London Pass, as entradas são gratuitas e prioritárias. Após a demorada visita, e antes de apanhar o "hop on hop off" resolvemos almoçar num dos jardins próximo da abadia, no "Parliament Square Garden". Foi aí que encontramos uma grande homenagem à Deputada Inglesa Jo Cox brutalmente morta quando fazia campanha contra o brexit. Após o almoço apanhámos um dos muitos autocarros "hop on hop off" da "Golden Tours". Toda a tarde foi reservada para passear pela cidade, tendo vistas maravilhosas e relatos fantásticos. Só foi pena a irritante chuva que começou a cair a meio da viagem, pela primeira vez desde que estamos em Inglaterra. Dia fantástico que passamos em Londres, mas como tudo o que é bom, chega ao fim depressa. Regressamos ao parque de campismo para fazer toda a manutenção à autocaravana, pois no dia seguinte seguiríamos viagem para norte em direcção a Liverpool.
Possivelmente o edifício mais emblemático de Londres. O Parlamento britânico com o Big Ben ao fundo.
Interior da Abadia de Westmister.
Fachada principal da Abadia de Westmister
homenagem à Deputada Inglesa Jo Cox
Foto de família com o Parlamento e o Big Ben em fundo.
Big Ben.
Interior panorâmico do "hop on hop off"
Vista do andar superior do autocarro panorâmico do Parlamento britânico e Big Ben.
Inicio da rua "Downing Street" onde no numero 10 é a residência oficial do Primeiro Ministro Britânico.
Fim da tarde. Toca a limpezas.
8º dia, Sábado 23-07-2016: Londres - wallasey (Liverpool)
Saída de Londres pelas 08H55.
Gasóleo: €0
Portagens: €0
Chegámos a Walassey pelas 16H15
Pagamento do Camping Crystal Palace: 4 noites 3 pessoas + autocaravana = £ 160,40 (Seriam £ 208,40 não fosse o desconto do cartão "Campingcar international - CCI - desconto de £ 48)
Dormimos na área "Campercontact: 23949".
Latitude : (Nord) 53,43442
Longitude : (Est) -3,07388
O dia nasceu mais uma vez com o céu limpo. Parecia quase um milagre o bom tempo que estávamos a apanhar em Inglaterra. Esperemos que continue assim. A despedida do parque de campismo aconteceu com alguma nostalgia, pois mesmo sem muitas infra-estruturas de apoio, o mesmo é muito bonito e muito bem integrado na beleza natural. A viagem para os arredores de Liverpool decorreu com normalidade, embora em sentido contrário o transito fosse intensíssimo, chegando mesmo a haver paragens do trânsito em todas as muitas faixas de rodagem, em plena autoestrada. O local para pernoitar em Wallasey, perto de Liverpool foi bem escolhido. Estacionamento gratuito mesmo em frente à praia, onde a água não é muito fria para meu espanto. Vila piscatória muito bonita. A noite foi sossegada, acompanhados por mais 13 auto-caravanas, todas Inglesas.
Interior do parque de campismo.
Aspecto da àrea de serviço dentro do parque de campismo.
Recepção do Parque de campismo Cristal palace.
Transito muito intenso na autoestrada, principalmente no sentido Birmingham - Londres, as duas maiores cidades de Inglaterra.
Transito parado em plena autoestrada, para ajudar a escoar o trânsito.
Local de estacionamento em "King's Parade, Wallasey"
Será que dormem com as pernas encolhidas?
Temperatura da água do mar muito satisfatória para esta latitude tão a Norte.
Praia em frente do local de pernoita com as muitas eólicas implantadas no meio do mar da Irlanda.
Distância: 398,0 km
Velocidade média: 59 KM/h
Consumo médio: 7,7Lts
Tempo de Condução: 06H38
9º dia, Domingo 24-07-2016: wallasey (Liverpool) - Wallyford (Edimburgo)
Saída de wallasey pelas 07H45.
Metemos gasóleo em Liverpool, – 49,17 lts - £ 56 (113,9 Pense/L - 1,37 €/L)
Metemos mais gasóleo em Hawick (Escócia), – 24,26 lts - £ 26,66 (109,9 Pense/L - 1,32 €/L ).
Total dos 2 abastecimentos: 73,43 Lts - £ 82,66
Portagens: KingswayTunnel para Liverpool £ 1,70
Chegámos a Wallyford (Edimburgo - Escócia) pelas 18H10
Dormimos na área "Campercontact: Wallyford Park and Ride (sitecode: 40581)".
Latitude : (Nord) 55.94228
Longitude : (Est) -3.01125
Para visitar Liverpool, decidimos atravessar o Rio Mersey não pela ponte mas sim pelo túnel. Pagamos 1,70 libras mas compensou em muito pelo tempo e combustível que poupamos. Liverpool é uma cidade velha e com pouco interesse turístico. Parece que parou no tempo. Ao contrário de Liverpool, Manchester é uma cidade moderna e bonita. A seguir a Lancaster, a geografia do terreno alterou-se. Deixamos as longas planícies Inglesas para um terreno acidentado e montanhoso. Em Carlisle deixamos a monotonia da auto-estrada e optamos pela pitoresca A7. Embora mais demorada mas valeu a pena pois as paisagens que se nos depararam eram soberbas. Quanto às estradas, estas ficaram significativamente mais estreitas e em pior estado de conservação. Optamos por pernoitar em Wallyford, mesmo à entrada de Edimburgo. Escolha acertada. Bonito local, um “Park and Ride” gratuito com pernoita permitida, onde tivemos a companhia de mais 7 auto-caravanas, duas Inglesas, uma Holandesa e quatro Francesas. Alem de ser um local sossegado, (descontando o comboio que passa mesmo ao lado), também por £1,6 temos o autocarro 44 desde este parque até ao centro de Edimburgo.
Entrada para o "KingswayTunnel" - Liverpool
Bonita casa à saída de Liverpool.
Centro de Manchester.
Estádio do Manchester United, Old Trafford
Entrada para Old Trafford
Última aquisição do Manchester United por imposição do actual mister José Mourinho
Intenso movimento na M6 próximo de Carlisle.
Rebanhos enormes nas bonitas paisagens a norte de Inglaterra.
Entrada na Escócia
Densa vegetação no sul da Escócia.
Bonitas paisagens em todo o sul da Escócia.
Pormenor das ovelhas Escocesas com a cabeça preta.
Chegada ao Park and Ride de Wallyford (Edimburgo)
Park and Ride de Wallyford (Edimburgo) com possibilidade de pernoita gratuita.
Distância: 430,7 km
Velocidade média: 54 KM/h
Consumo médio: 7,2Lts
Tempo de Condução: 07H51
10º dia, Segunda-Feira 25-07-2016: Visitar Edimburgo
O dia começou alegre e com poucas nuvens, embora com o passar do tempo, as nuvens adensaram-se vindo mesmo a chover da parte da tarde. Como o local de pernoita era um "Park and Ride" a aproximadamente 14 quilómetros de Edimburgo, dirigimo-nos à paragem do autocarro mesmo ao lado do estacionamento e apanhamos o autocarro 113, pagando £1,6 bilhete esse adquirido ao motorista. Edimburgo é muito bonita. Um autêntico espectáculo. Nada tem a ver com a maioria das cidades Inglesas. Nos arredores podemos ver as vivendas alegres, de aspecto moderno, rodeadas por muita vegetação. O centro histórico da cidade está repleto de comércio onde entre outros, podemos em todas elas os múltiplos produtos escoceses fabricados de lã, principalmente cachecóis, mantas para as senhoras, kilts para os cavalheiros. Na “Royal Mile”, rua (com uma milha de comprimento) que liga o Castelo de Edimburgo de um lado e o “Palace of Holyroodhouse” assim como o “Parlamento Escocês” do outro, é porta sim, porta sim. Quanto ao quiosque do Turismo, é muito agradável e com Internet disponível e aberta ao público, tanto por wi-fi como também tem uma sala com PCs disponíveis ao público. Fiquei maravilhado com Edimburgo. O regresso foi feito ao fim do dia, apanhando o autocarro Nº 44, voltando a comprar os bilhetes ao motorista, custando cada um os mesmos £1,6. Mais uma noite passada no "Park and Raide" em pleno descanso.
Vista da cidade do largo junto do posto de turismo.
Vista do centro histórico de Edimburgo
Monumento no centro de Edimburgo.
Rua de acesso à “Royal Mile”.
Escoceses rigorosamente vestidos, tocando Gaita de Foles em troco de umas moedas alegravam as ruas de Edimburgo.
Muita animação ao longo da “Royal Mile”. Neste caso uma estátua humana.
Pela expressão da Guida, deve estar a gostar da musica que o Escocês lhe estava a dar.
Intenso movimento na “Royal Mile”.
Uauuuu.
Uma das muitas casas de comércio na “Royal Mile”.
Vejam quem está à entrada do "Hard Rock Café" de Edimburgo.
11º dia, Terça-Feira 26-07-2016: Wallyford (Edimburgo) - Cairnryan
Saída de wallyford pelas 08H30.
Chegámos a Cairnryan pelas 16H30
Dormimos num retira à beira da estrada em frente ao cais de embarque da “P&O Ferries” e a 2900Mts do cais da "Stena Line” .
Latitude : (Nord) 54.960570°
Longitude : (Est) -5.010733°
Pelas pesquisa que efectuamos, a cidade de Glasgow não tem um centro turístico muito interessante. Pouco ou nada encontramos na NET para visitar, como tal nem paramos. Quanto à viagem desde Walliford até Cairnryan tem paisagens muito belas, sendo a primeira parte da viagem recheada com paisagens muito belas dos montes e vales verdejantes por vezes tingidas por enormes rebanhos de ovelhas e a segunda parte da viagem de Kilmarnock até Cairnryan com a estrada estreita serpenteando ao longo da costa marítima aparecendo após as curvas fechadas, paisagens deslumbrantes da costa Escocesa, assim como das imensas ilhas e ilhéus semeados ao longo da costa. Ao chegar a Cairnryan, e como ainda não tinha adquirido a viagem, dirigi-me directamente ao primeiro porto de embarque (Stena Line) onde me aconselharam a comprar a viagem directamente pela NET, pois ficava bastante mais barato. Ainda questionei se poderia estacionar dentro do parque de estacionamento do porto de embarque mas logo me disseram que não poderia por lá ficar mais de 01H30. Como ainda era cedo e só estava a contar atravessar na madrugada do dia seguinte, fui aconselhado a encostar num dos recantos da estrada a poucas centenas de metros do porto de embarque. A pernoita foi algo atribulada, pois com a pressa de efectuar a reserva da viagem, e ao introduzir todos os dados na internet, coloquei a hora de preferência para iniciar viagem as 08H00 da manhã do dia seguinte. Apareceram-me duas companhias de ferries: A “P&O Ferries” de Cairnryan para Larne, demorava 02H00 e ficava em €168. A outra era a "Stena Line”, de Cairnryan para Belfast, demorava 02H15 e ficava por €157. Optei por esta ultima. Só depois de confirmar verifiquei que o horário de travessia não eram das 08H00 às 10H15 mas sim das 04H00 até às 06H15. Como tinha de efectuar o "check in" uma hora antes, a noite estava perdida. A noite estava perdida, e como não bastasse, toda a noite choveu sem parar. Triste despedida da Escócia.
Viste de Glasgow.
Outra vista de Glasgow.
Transito intenso nos arredores de Glasgow.
Autênticos palacetes no meio da frondosa vegetação próximo de Kilmarnock.
Vistas sobre a costa entre Kilmarnock e Cairnryan.
Bonita paisagem sobre a costa.
Um dos muitos ilhéus espalhados pela costa Escocesa.
Próximidade de Cairnryan.
Distância: 228,5 km
Velocidade média: 52 KM/h
Consumo médio: 8,1Lts
Tempo de Condução: 04H22
Continua no post: Inglaterra, Escócia, Irlanda do Norte, República da Irlanda, País de Gales 2016 (Parte 2)
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