sábado, 25 de julho de 2015

Amesterdão, Paris e Disney 2015

 Este é o relato das férias em auto-caravana que tiveram início em Coimbra a 25-07-2015, passando por Espanha, França,Bélgica, Holanda e Andorra.

 

 

COIMBRA  -  AMESTERDÃO - PARIS

 

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Este ano pertenceu à Guida escolher o destino das férias. Como já há aproximadamente 15 anos que andávamos a dizer à Filipa "Para o ano que vem é que vamos à Disney", ela decidiu cumprir com tal promessa, para júbilo da Filipa. Como 20 dias era muito tempo só para este destino, decidimos aproveitar para visitar Paris, assim como Amesterdão, que tinha faltado conhecer nas férias de 2011.

 

 

1º dia, sábado 25-07-2015: Coimbra (Portugal) - San Sebastian (Espanha)

 

Saída de Coimbra pelas 07H15

Metemos gasóleo em Fuentes de Onoro,  – 33,37 lts - €36,01 (1,079 €/L)

Metemos mais gasóleo no Carrefour de Beasain,  – 17,71 lts - €20 (1,129 €/L Carrefour). Avaria na bomba, não consegui meter mais.

Voltamos a metemos gasóleo em San Sebastian,  – 36 lts - €41 (1,139 €/L)

Total dos 3 abastecimentos:    87,08 Lts - €97,01

Portagens: € 0

Chegámos a San Sebastian pelas 18H50

Dormimos na área de serviço de San Sebastian, área "Campingcar-Infos" ASN Nº 6548.

Latitude : (Norte) 43.30783° Decimais ou   43° 18′ 28′′ 
Longitude : (Oeste) 2.01423° Decimais ou   -2° 0′ 51′′

 

A viagem de Coimbra até San Sebastian decorreu normalmente, sem dados a registar. Quando chegámos a San Sebastian, decidimos ir a pé até à praia para a conhecer. A viagem foi rápida, e quando chegamos ao areal ficamos impressionados com a beleza desse local. Encontravam-se ainda muitas pessoas na praia e algumas ainda na água. Não resistimos e tivemos de ir molhar os pés. Espectáculo... Como é possível tão a norte, a água do mar ser tão quente. Estava decidido, para a próxima, possivelmente no regresso, iria-mos passar um dia neste local "para ir a banhos".

Este ano decidimos levar as 3 bicicletas pois previa que iriam dar jeito em Amesterdão. No entanto, como a minha autocaravana não tem garagem, as mesmas estavam colocadas no suporte traseiro externo, o que fazia com que aumentasse consideravelmente o comprimento do veiculo. Como habitualmente a área de serviço em San Sebastian estava superlotada, tivemos de ficar numa avenida próxima, estacionados em espinha, o que embora estivesse legal, as bicicletas ocupavam parte do passeio, motivo pela qual no dia seguinte fomos informados por dois polícias que não podíamos estar assim. Estávamos já quase preparados para partir, tendo sido preciso só dar à chave e seguir viagem. Quando arrancámos, verificamos que a grande maioria estava como nós, não lhes restando grande alternativa que não fosse sair deste local. De salientar que a postura da polícia sempre foi cordial e pedagógica, nunca repressiva, tendo a preocupação de explicar o porquê. Tudo correu bem...

 

Distância: 800,2 km

Velocidade média: 68 KM/h

Consumo médio: 9,5Lts

Tempo de Condução: 11H38

 

 

 

2º dia, Domingo 26-07-2015: San Sebastian (Espanha) - Lamotte Beuvron (França)

 

Saída de San Sebastian pelas 08H15

Gasóleo: € 0

Portagens: € 0

Chegámos a Lamotte Beuvron pelas 19H25

Dormimos na área de serviço de Lamotte Beuvron, área NKC ID 10349.

Latitude : (Norte)  47.598126°
Longitude : (Este)   2.024929°

 

Tínhamos decidido fazer esta etapa sempre por estradas nacionais. Adoro aquelas paisagens da região de Aquitânia, principalmente entre Hendaye e Bayonne. Tínhamos tempo, e além de apreciar a paisagem poupava-se umas coroas em portagens. Viagem sem sobressaltos. Quando chegámos à área de serviço de Lamotte Beuvron, admirámo-nos pois só lá estavam duas autocaravanas. Bem, pelo menos não tivemos dificuldade em ocupar lugar para pernoitar.

 

Distância: 704,8 km

Velocidade média: 70 KM/h

Consumo médio: 8,6Lts

Tempo de Condução: 09H56

 

 

 

3º dia, Segunda-Feira 27-07-2015: Lamotte Beuvron (França) - Amsterdan (Holanda)

 

Saida de Lamote Beuvron pelas 08H10

Metemos gasóleo antes de Orleans,  – 62,06 lts - €70,00 (1,128 €/L)

Portagens: € 15,90

Chegámos a Amesterdão pelas 21H20

Dormimos na área de serviço de "Amsterdan City Car", área "Campingcar-Infos" ASN Nº 25272.

Latitude : (Nord) 52.39825° Décimaux ou   52° 23′ 53′′  
Longitude : (Est) 4.90147° Décimaux ou   4° 54′ 5′′

 

Chegámos a Amesterdão bastante cansados. Não pelos quilómetros percorridos que comparativamente aos dias anteriores, não foram exagerados, mas sim pelo acumular do cansaço dos dias anteriores e principalmente pelas horas de viagem. A opção de viajar o menos possível pelas auto-estrada torna-se vantajoso pela diversidade da paisagens vislumbradas e pelo dinheiro que se vai poupando, mas no final do dia o cansaço é grande. Só o atravessar Paris fora das auto-estrada é uma autêntica aventura, colocando à prova a cada segundo todos os nossos sentidos e reflexos. Tinha programado ficar numa área de serviço antes de Bruxelas, em Nivelles, mas eis que o meu novo sistema GPS resolveu "crachar" e todas as áreas de serviço que eu tinha previamente instalado, desapareceram. Grande bronca. Sabia mais ou menos onde esta área de serviço com pernoita ficava, pois tinha programado ao pormenor toda a viagem, chegando mesmo a visualizar no Google Earth muitos destes percursos e locais de pernoita, mas com o adiantar da hora e o cansaço com que estávamos decidimos não arriscar em andar à procura desta A.S. e continuar até Amesterdão, até porque assim ganhava-mos meio dia. Assim foi. Quando chegamos à área de serviço com pernoita de Amesterdão, verificamos que a mesma se encontrava com muita vaga. Ainda bem, assim podia-mos escolher onde ficar. Bom local, sem luxos mas funcional, com o essencial, água, despejos, Wi-Fi, e electricidade para quem necessitasse, que não era o meu caso, pois as duas baterias de 110A davam e sobravam para a TV led, parabólica, iluminação, e até máquina café Nespresso, tudo alimentado pelo conversor 1500W onda sinusoidal pura. Bem, toca a descansar que no dia seguinte Amesterdão esperava-nos.

 

Distância: 735,0 km

Velocidade média: 68 KM/h

Consumo médio: 9,1Lts

Tempo de Condução: 10H44

 

 

 

4º dia, Terça-Feira 28-07-2015: Passear em Amesterdão

Embora o cansaço imperasse, a muita chuva e o vento forte durante toda a noite não nos deixou dormir descansados. As rajadas de vento eram de tal maneira que abanavam a autocaravana. Assim sendo, só a partir das 12H30 é que com a melhoria do tempo deu para iniciar a travessia para Amesterdão, desta primeira vez ainda sem as bicicletas.

 

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 Submarino ancorado em frente à área de serviço de Amesterdão.

 

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Ferry-boat que efetua travessia gratuitamente da margem norte para Amesterdão, e vice-versa, de pessoas, bicicletas e scooters ou "papa-reformas" até 50CC.

 

 

 

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Vista da "Centraal Station" de Amesterdão vista de dentro do Ferry-boat na travessia da A.S, margem norte para Amesterdão.

 

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Pormenor do parque de estacionamento de bicicletas na "Centraal Station". 

 

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Uma das ruas centrais de Amesterdão onde se pode ver no cume das fachadas a barra típica para elevar móveis, assim como as fachadas das casas desaprumadas para poder elevar os móveis sem os mesmos baterem na fachada das casas.

 

 

5º dia, Quarta-Feira 29-07-2015: Passear em Amesterdão

 

O dia de hoje foi seleccionado para continuar a visitar Amesterdão. Optamos por fazer um pequeno cruzeiro pelos canais de Amesterdão e de seguida passear pelas bairros mais centrais e próximos da "Central Station", incluindo o famoso "Red light district".

 

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 Barco panorâmico onde iria-mos fazer o passeio pelos canais de Amesterdão. Este com áudio em Português.

 

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 As pontes sobre os canais.

 

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Eis o início do "Red Light District". A partir daqui não há fotos para ninguém.

 

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 Uma das muitas queijarias que existem em Amesterdão. Só para provar as iguarias vale a pena entrar.

 

6º dia, Quinta-Feira 30-07-2015: Passear em Amesterdão

 

Mais um dia para descobrir Amesterdão. Hoje estava reservado para alguns locais mais distantes da "Central Station" e então resolvemos levar finalmente as bicicletas. Só de imaginar era algo assustador irmo-nos meter no meio dos "Eddy Merckx". Seja o que Deus quiser...

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 Cais de embarque próximo da área das autocaravanas.

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Mercado das flores de Amesterdão. Imaginem uma rua inteira com muitas dezenas de bancas idênticas a esta... 

 

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 Albert Cuyp Market. Aqui vende-se tudo o que se possa imaginar.

 

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Museu Van Gogh, próximo do Vondelpark.

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 Vondelpark. Parque onde os habitantes de Amesterdão aproveitam para passear libertar o stress.

 

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Hard Rock Café em Amesterdão.

 

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Um dos corredores de estacionamento da área de serviço para autocaravanas de Amesterdão. 

 

7º dia, Sexta-Feira 31-07-2015: Passear pela Holanda (Alkmar, Houtribdijk, Zandvoort, )

 

Saída de Amsterdão pelas 09H30

Metemos gasóleo em Alkmar,  – 41,41 lts - €50,06 (1,209 €/L)

Portagens: € 0

Chegamos a Amesterdão pelas 17H20

 

Amesterdão estava parcialmente visto e como só nos faltava um dia para permanecer na Holanda, resolvemos dedicar este dia para visitar outros locais fora de Amesterdão. Começamos por Alkmaar - feira dos queijos, Museu dos moinhos, Dique Houtribdijk e finalmente a chamada "praia de Amesterdão" que é Zandvoort, onde se encontra também o muito conhecido Autódromo onde se realiza a prova de F1 Holandesa.

 

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Mercado de queijo de Alkmaar.

 

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Traje regional de uma bonita Holandesa.

 

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Museu dos moinhos. €4 por pessoa, mas vale a pena pois alem de visitar um dos moinhos por dentro, também assistimos a um filme com a história dos moinhos que coincide com a história da Holanda.

 

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 Dique Houtribdijk

 

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Praia de Zandvoort. 

 

8º dia, Sábado 01-08-2015: Amsterdan (Holanda) - Paris (França)

 

Saída de Amsterdan pelas 08H30

Metemos gasóleo em Mons (Belgica),  – 68,92 lts - €75,33 (1,093 €/L)

Portagens: € 0

Chegámos a Paris pelas 16H15

Dormimos próximo do Parque de Campismo Índigo .

Latitude : (Norte) 48.866555° Decimais 
Longitude : (Oeste) 2.233759° Decimais 

 

A viagem de Amsterdan até Paris decorreu normalmente, sem dados a registar. Optamos por circular pelas estradas em detrimento das auto-estradas pois esse dia foi dedicado unicamente para a viagem. Quando chegámos a Paris, e visto que não se encontram áreas de serviço por estes lados, optamos pelo parque de campismo Índigo. Era só uma noite, pois tinha-mos planeado no dia seguinte visitar a Torre Eiffel (Único monumento que não estava incluído no Paris Pass). Quando chegamos à recepção perguntaram se tinha reserva, mas como era negativo, disseram-me que não tinham vaga. Como alternativa, a menina da recepção indicou-nos uma rua próximo do parque onde era habitual alguns autocaravanistas estacionarem para pernoitar. Estava decidido, esse também seria o nosso destino. Assim que chegamos, vimos que não era-mos os únicos. Tinha-mos companhia e muita. Ficamos mais sossegados. Ainda na recepção, e para não nos acontecer o mesmo, reservamos quatro dias para quando saíssemos da Disney. 

 

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 Fronteira Holanda para a Bélgica

 

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 Fronteira Bélgica para França.

 

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 Mesmo ao Sábado, o transito num dos túneis de Paris é imenso.

 

Distância: 583,4 km

Velocidade média: 64 KM/h

Consumo médio: 8,9 Lts

Tempo de Condução: 8H42

 

9º dia, Domingo 02-08-2015: Paris - Torre Eiffel e Disney

 

Saída de Paris (próximo do parque de campismo Indigo) pelas 16H30

Gasóleo: € 0

Portagens: € 0

Chegámos à entrada da Disney pelas 19H10

Dormimos à entrada da Disney.

Latitude : (Norte) 48.875454° Decimais 
Longitude : (Oeste) 2.797109° Decimais 

 

Este dia foi dedicado unicamente para visitar a Torre Eiffel, ir recolher os Paris Pass e deslocarmo-nos para a Disney.

Assim que acordamos, fomos apanhar o autocarro 244 que nos iria levar desde o Parque de campismo Indigo até Port Maillot. Como era Domingo e o dia estava excelente, com um sol radioso e uma calma quase total nas ruas, decidimos ir a pé até à Torre Eiffel. Quando lá chegamos e deparamo-nos com aquele monumento e o que ele representava, começaram a aparecer uma catadupa de sentimentos, aumentando de forma significativa quando chegamos ao topo e apreciamos toda aquela cidade até à linha do horizonte. Estou sem palavras para descrever tal paisagem... Deslumbrante.

A hora de almoço chegou e reparamos que nos jardins circundantes à Torre Eiffel estavam várias centenas de pessoas a almoçar. Toca a abrir as mochilas e retirar a comida e bebidas. Toca a comer.

No fim metemos pés ao caminho e caminhamos até à "35 rue Poissonnière" para levantar os "Paris Pass". Quando lá chegamos vimos que estava fechado. Que desilusão. Como era possível estarem fechados e não existir nenhuma informação no documento da compra nem na página do "Paris Pass"? Enfim, nada a fazer. Toca a apanhar o metro até Port Maillot e depois o autocarro até à autocaravana. Mal chegamos à autocaravana, preparamos tudo para iniciar viagem até à Disney. A viagem foi pacífica e quando chegamos à entrada da Disney, verificamos que já por lá estavam mais de 20 autocaravanas encostadas à berma esquerda, junto aos Guichets de entrada. Ainda não tinha desligado o motor e já estava outro a estacionar atrás de nós. Bem, sozinhos não ficávamos durante a noite. Toca a dormir que no dia seguinte seria de emoções fortes.

 

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 Como nos sentimos pequeninos junto à Torre Eiffel.

 

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 Vista fabulosa de Paris.

 

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 Uma imagem vale mais que mil palavras.

 

 Distância: 74,8 km

Velocidade média: 31 KM/h

Consumo médio: 10,4 Lts

Tempo de Condução: 2H21

 

 

10º dia, Segunda Feira 03-08-2015: Visitar a Disneyland Paris

 

É hoje... é hoje...

Desde o dia que a Filipa completou o 9º ano de escolaridade que lhe tinha prometido irmos visitar a Disneyland Paris. Mal acordamos, dirigimo-nos para os guichets de entrada para trocarmos os vouchers de entrada para 3 dias pelos ingressos. de seguida dirigimo-nos para o parque de estacionamento reservado às autocaravanas onde num dos lados se encontrava a área de serviço para efectuar a manutenção das autocaravanas. Lá arranjamos um lugar entre as muitas centenas de autocaravanas que por ali se encontravam. Como não havia tempo a perder dirigimo-nos para o longo corredor com tapetes rolantes que nos levavam até à entrada do recinto. a segurança era imensa, desde soldados munidos de armas automáticas, a portais de controlo de ingresso com detectores de metais, onde alem de verificarem os ingressos também revistavam todos os objectos transportados e mochilas. Aqui não se brinca com a segurança. Quando entramos, e ao vermo-nos no meio de tanta animação, entramos no espírito disney e toca a divertirmo-nos. dirigimo-nos para as enormes filas para conseguirmos os tão ambicionados autógrafos das personagens Disney favoritas, ora a aventurarmo-nos nos castelos ou casas do Mickey, Minnie ou mesmo da Margarida, assim como andarmos nas montanhas russas ou mesmo nas casas assombradas. Só visto, parecia que tínhamos regressado à juventude. O almoço foi tomado na Autocaravana assim como o jantar mas o dia não acabava sem voltarmos ao recinto para assistir ao espectáculo final. Tratava-se de um espectáculo lindíssimo de sons e luzes projectados no castelo. Lindo, lindo, lindo. Igualmente espectacular também foi o desfile do fim de tarde onde entram todas as personagens a dançar em cima dos carros alegóricos ao som da musica da Disney. Mas que animação.

 

 

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 Local de pernoita à entrada da Disney.

 

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 Parque de estacionamento para as autocaravanas no interior da Disney.

 

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 Tapete rolante com músicas da Disney que transporta as pessoas desde o parque de estacionamento até ao recinto.

 

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 Entrada no recinto Disney.

 

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 Desfile do fim da tarde.

 

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 Espectáculo multimédia de encerramento.

 

11º dia, Terça Feira 04-08-2015: Continuação da visita à Disneyland Paris

 

Mesmo com a estoira no corpo com que estávamos do dia anterior, acordamos cedo para continuar a visita ao recinto Disney. Agora que já tivemos o primeiro contacto com as diversões existentes é altura de efectuar a selecção das diversões para escolher as melhores e conhece-las mais detalhadamente. O comboio em volta do recinto, a montanha russa, a casa do Mickey...  Mais um dia de diversão.

 

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 Margarida bem acompanhada.

 

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 Minie.

 

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Mickey

 

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  Donald no seu melhor.

 

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 Tio Patinhas, ou Picso como é por lá conhecido.

 

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 Tico e Teco sempre na brincadeira.

 

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 A casa do Mickey.

 

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 E eu que queria ver o Tio Patinhas e diziam-me que não conheciam esse. Só conheciam o Picsou! 

 

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 Pateta.

 

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 Pluto.

 

12º dia, Quarta Feira 05-08-2015: Ultimo dia na Disneyland Paris

 

Saída da Disney pelas 14H30

Gasóleo: € 0

Portagens: € 0

Chegámos ao camping Indigo pelas 16H00

Dormimos no Parque de Campismo Indigo, área "Campingcar-Infos" ACS Nº 2041.

Latitude : (Nord) 48.8682° Décimaux ou   48° 52′ 5′′
Longitude : (Est) 2.23463° Décimaux ou   2° 14′ 4′′

 

Eis que chegamos ao ultimo dia de visita à Disney. Dos dois parques que compõem o complexo, o "parque Disneyland" estava visto na globalidade, faltava ver o "Walt Disney Studios". Possivelmente devido ao cansaço este ultimo parque não nos despertou tanto entusiasmo. Foi uma visita "relâmpago" e depressa voltamos ao "Parque Disneyland" para matar as ultimas saudades e efectuar a recolha em formato digital de todas as fotos tiradas nos dois últimos dias. Lá dissemos um ultimo adeus a toda esta maravilha ficando a promessa de um dia mais tarde, voltar. A ver vamos...

Almoçamos na auto-caravana ainda na A.S. da Disney e depois fizemos a viagem para o parque de Campismo Indigo, onde tinha-mos feito a reserva para as próximas quatro noites.

 

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 Entrada de "Walt Disney Studios".

 

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 Área de serviço para auto-caravanas dentro da Disney. Aí estou eu na "labuta".

 

 

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 Entrada do parque de campismo Indigo.

 

Distância: 51,8 km

Velocidade média: 42 KM/h

Consumo médio: 8,9Lts

Tempo de Condução: 01H13

 

 

13º dia, Quinta Feira 06-08-2015: Passear em Paris

 

Chegou o dia de começar a visitar Paris. O primeiro passo que tínhamos de dar era ir buscar os "Paris Pass", sem eles não tínhamos os livre trânsitos para entrar nas múltiplas atracões assim como nos transportes públicos. Assim que chegamos ao local indicado para trocar os Vouchers pelos Paris Pass deparámo-nos com uma imensa fila. Bem, temos de esperar. Quando chegou a nossa vez, apareceu-nos uma "madame" pela frente que se dirigiu a nós em Inglês e com maus modos... Bem, começou mal. De seguida perguntei-lhe se podia falar antes em Português. Disse que não. Espanhol, disse que não. Em Francês, disse que não. Irra que mau feitio. Como o meu Inglês é "macarrónico" teve de ser a Filipa a falar. A "miss simpatia" parecia que tinha a cassete gravada. Aparentando sempre má disposição, quando a questionámos sobre algumas dúvidas, limitava-se a dizer que as instruções estavam dentro da pequena carteira que nos entregou e que continha os cartões de entrada. Resumindo, ficamos tão decepcionados que apressámo-nos em sair dali o quanto antes. É pena que um produto tão bom tenha pessoas frente de um balcão tão, tão, tão... Bem, nem tenho palavras para descrever a péssima experiência que ali tivemos. Bem, mas Paris estava à nossa espera.  Começamos por entrar e visitar o "Hard Rock Café" e de seguida apanhamos o "Big Bus Paris", autocarros panorâmicos com duas rotas por Paris e com descrição áudio em Português. Passeio a não perder, sem dúvida deslumbrante, e para se ter conhecimento e o primeiro contacto por Paris julgo ser o ideal. A manhã estava acabada. Sem dúvida que o Big Bus Tour fez esquecer a péssima experiência que tivemos com a recepcionista do Paris Pass. Da parte da tarde já não foi tão entusiasmante. Optamos por fazer o cruzeiro no Sena. Possivelmente porque tínhamos adorado o passeio de autocarro panorâmico da manhã ou porque tivemos azar em nos ter calhado na rifa um barco muito baixo que não dava para ver quase nada alem das paredes laterais do rio, e até uma espécie de míni auscultador que mais parecia um chuveiro que não funcionava... Bem, não foi delirante conforme nos tinham dito, mas há experiências piores. O primeiro dia estava concluído. Venha o segundo.

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 Hard Rock Café Paris

 

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 Sala de entrada do Hard Rock Café.

 

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 Autocarro panorâmico do Big Bus Paris.

 

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 Foto tirada do barco de cruzeiro pelo Sena.

 

 

14º dia, Sexta Feira 07-08-2015: Passear em Paris

 

Este dia foi reservado para visitar alguns dos mais emblemáticos monumentos de Paris. Não havia tempo para tudo, como tal optamos por iniciar o dia com uma visita ao "Museu do Louvre", onde se encontra a Mona Lisa, o quadro mundialmente conhecido. De seguida  passamos pela "Conciergerie" onde se encontra a celebre prisão onde Maria Antonieta passou os últimos dias de vida. De seguida a "Sainte Chapelle" com os seus sumptuosos vitrais. A "Notre-Dame", Catedral de Paris. Como estávamos perto da hora do Almoço, decidimos que seria no "jardim do amor", parte poente da "Île de la Cité", devorar as sandes e bebidas que tinha-mos colocado e transportado na mochila. Da parte da tarde, fomos ao "Museu D'Orsey", de seguida fomos visitar o maior edifício de Paris, "Tour Montparnasse" onde dos seus 210 Mts de altura se consegue ver Paris de maneira deslumbrante e finalmente possivelmente o local onde fiquei mais deslumbrado, talvez por não estar a contar com tanta beleza, a Basílica de "Sacré Coeur". Imperdível a sua visita.

 

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 Junto à entrada do Louvre.

 

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 Mona Lisa no Louvre. Um quadro tão pequeno para tanta audiência, principalmente de turistas Chineses.

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 Ainda o gradeamento cai com tanto cadeado.

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 Cela onde Maria Antonieta passou os ultimos dias de vida.

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 Sainte Chapelle com seus vitrais.

 

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Notre Dame.

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A Torre Eiffel vista do alto do Montparnasse dos seus 210 Mts

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Funicular que nos leva à Basílica de "Sacré-Coeur"

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 Basílica de "Sacré-Coeur"

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Vista de Paris do cimo do "Montmartre" onde se situa a Basílica de "Sacré-Coeur".

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Interior da Basílica de "Sacré-Coeur".

 

15º dia, Sábado 08-08-2015: Passear em Paris

 

O despertar foi algo difícil porque o cansaço já imperava. As forças não davam para muito mais, como tal reservamos para este dia a visita ao Arco do Triunfo, à Opera e as Galerias Lafayette. No final do dia, quando chegamos ao parque de campismo e nos encontrava-mos a jantar fora da autocaravana, começamos a ouvir falar em Português. "Mas que é isto? O nosso alvéolo está ocupado". Quando estava para informar que estávamos no alvéolo correcto, e encontrando-me ainda de costas, ouvi a seguinte frase: "Está ocupado e pelo meu amigo Paulo Leal...": Que é isto, pensei, estou em Paris e não em Coimbra. Quando me virei, deparei-me com o meu amigo e colega de profissão mas já reformado, Luís Dias. Conversa puxa conversa, e depois de ter ido à recepção para lhe darem outro alvéolo, o mesmo deu-nos algumas dicas para a visita ao "Palácio de Versailles" assim como nos disse que a visita ao Arco do Triunfo durante a noite seria imperdível. Bem, se era imperdível e ainda com algumas forças, toca a irmos novamente até ao centro de Paris após o Jantar. Bem, sem dúvida que é imperdível.

 

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Alvéolo onde ficamos alojados no Parque de Campismo

 

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Arco do Triunfo.

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Escadaria interior do Arco do Triunfo.

 

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Interior da Opera de Paris.

 

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Sem dúvida que valeu a pena a viagem nocturna ao centro de Paris.

 

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Vista nocturna da "Avenue des Champs-Elisées" com um "efeitos" conseguidos graças à minha máquina "Sony DSC-HX300"

 

16º dia, Domingo 09-08-2015: Paris - Versalhes - Lamotte Beuvron

 

Saída de Paris pelas 08H15

Metemos gasóleo em Etamps,  – 40,04 lts - €44,00 (1,099 €/L)

Portagens: € 0

Chegámos a Lamotte Beuvron pelas 20H45

Dormimos na área de serviço de Lamotte Beuvron, área NKC ID 10349.

Latitude : (Norte)  47.598126°
Longitude : (Este)   2.024929°

 

O despertar foi cedo, pois tinha-mos que sair do parque e chegar cedo a Versalhes. Quando por lá chegamos e nos deparamos com a maravilha de tão grandioso monumento, que quase ficamos sem respirar, perante tão grandioso monumento. Encontrámos um parque de estacionamento onde permitiam o estacionamento a autocaravanas e gratuito ao Domingo, feriados e durante o mês de Agosto. Trata-se do estacionamento da "Avenue de Sceaux" coordenadas: 48.798655  -2.129095. Com o Paris Pass não tivemos de ir para a fila para adquirir bilhetes, mas a fila para entrar era composta por uns milhares de pessoas, na sua maioria chineses. Foi um autêntico inferno as horas que passamos na fila para entrar, pois a inspecção e revista à entrada era muito rigorosa, mas valeu a pena, sem duvida. Para descrever tanta grandiosidade não consigo ter palavras, e mesmo para mim que sou Português, todas aquelas salas e divisões, ainda com todo o mobiliário original do tempo do reinado de Luís XIV, Maria Antonieta, Luís XVI, era algo majestoso. O equipamento que forneciam à entrada, com auscultadores onde descrevia em áudio tudo ao pormenor e em Português facilitava muito para entendermos todos os pormenores que se nos deparavam. Magnífico, sem duvida. Visita terminada, já as horas do almoço tinham passado à muito, dirigimo-nos à autocaravana para digerir uma ligeira refeição e de seguida dirigimo-nos para Lamotte Beuvron para passarmos aí a noite.

 

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 Parte do pátio de entrada onde se situava a fila serpenteada para entrada no palácio.

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 Imagem panorâmica do pátio de entrada.

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 Pátio interior do Palácio.

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 Quarto do Rei.

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 Quarto da Rainha.

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 Uma das multiplas salas sumptuosas do Palácio.

 

Distância: 183,5 km

Velocidade média: 45 KM/h

Consumo médio: 7,8 Lts

Tempo de Condução: 4H00

 

17º dia, Segunda Feira 10-08-2015: Lamotte Beuvron - Andorra

 

Saída de Lamotte Beuvron pelas 07H50

Metemos gasóleo em Cahors,  – 20,00 lts - €22,16 (1,108 €/L)

Portagens: € 0

Chegámos a Andorra pelas 21H50

Dormimos na área de serviço de Santa Julia de Lória - Hipermercado River, área "Campingcar-Infos" ASN Nº 19355.

Latitude : (Norte) 42.4525° Décimais ou   42° 27′ 9′'
Longitude : (Oeste) 1.48675° Décimais ou   1° 29′ 12′′

 

Acordamos cedo pois estava a despertar um dia exigente no que diz respeito a condução. Quilómetros e mais quilómetros. Objetivo era chegar a Andorra. A viagem fez-se sem nada de importante a registar. 

 

Distância: 726,9 km

Velocidade média: 62 KM/h

Consumo médio: 9,1 Lts

Tempo de Condução: 11H33

 

18º dia, Terça Feira 11-08-2015: Descansar em Andorra

Dia escolhido para descansar. Bem precisávamos.

 

19º dia, Quarta Feira 12-08-2015: Andorra - Coimbra

Saída de Andorra pelas 07H15

Metemos gasóleo em Andorra,  – 53,73 lts - €50,72 (0,944 €/L)

Metemos gasóleo em S. Pedro del Arroyo,  – 9,18 lts - €10,00 (1,089 €/L)

Metemos gasóleo em Fuentes D'Onoro,  – 80,85 lts - €84,00 (1,034 €/L)

Portagens: € 0

Chegámos a Coimbra pelas 21H50

 

Outra maratona. A festa estava a acabar e as saudades de casa já cá estavam.

Estas férias já estavam a acabar mas já estávamos a planear as próximas. Três destinos já tínhamos, agora era escolher a que reunia mais consenso.

 

Distância: 1120,1 km

Velocidade média: 75 KM/h

Consumo médio: 9,8 Lts

Tempo de Condução: 14H45

 

RESUMO

Vale a pena ter em conta:

- Vamos em passeio. Nada de velocidade excessiva e parar sempre que quisermos ou haja necessidade.

- Combustível: Sempre tentei as bombas low cost, tipo Carrefour, Jumbo, Intermarché, entre outras.

- Vale a pena adquirir o Paris Pass, mas para levantar os ingressos não liguem à antipatia das recepcionistas. Não me lembro de ter visto pessoas tão antipáticas.

- Em Amsterdão, caso optem pelo passeio de barco pelos canais, tenham em atenção que nem todos têm guia audio em Português.

- Em Paris, se optarem pelo Camping Índigo, tenham em atenção que mesmo que existam vagas, só entram se tiverem reserva. Vamos lá saber o porquê.

 

Despesas combustível+portagens
DiaCombustível €Portagens €Total €
1º Dia25-07-201597,01097,01
2º Dia26-07-2015000
3º Dia27-07-20157015,9085,90
4º Dia28-07-2015000
5º Dia29-08-2015000
6º Dia30-08-2015000
7º Dia31-08-201550,06050,06
8º Dia01-08-201575,33075,33
9º Dia02-08-2015000
10º Dia03-08-2015000
11º Dia04-08-2015000
12º Dia05-08-2015000
13º Dia06-08-2015000
14º Dia07-08-2015000
15º Dia08-08-2015000
16º Dia09-08-201544,00044,00
17º Dia10-08-201522,16022,16
18º Dia11-08-2015000
19º Dia12-08-2015144,720144,72
TOTAIS433,2815,90449,18
     

 

Fim

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