12º dia, Quarta-Feira 19-07-2017: Visitar Vieste.
Quando fizemos o check-in na recepção do parque de campismo, informaram-nos que sempre que nós quisesse-mos deslocarmo-nos a Vieste que ficava a 3 Km. do parque, nos ofereciam os bilhetes para o mini-autocarro. Pois sendo assim, iria-mos aproveitar este dia para ir conhecer Vieste que segundo diziam, era uma pequena vila piscatória muito bonita.
Durante o período da manhã ainda fomos à praia e depois do almoço fomos então a Vieste.
O mini-autocarro parava mesmo à entrada da povoação. Esta situava-se num promontório debruçada sobre o mar. De facto tinham razão. Era muito linda, tudo muito limpo, com casas pequenas tipicamente mediterrâneas, caiadas de branco e com pequenas ruas a serpentear as casas. Possuía uma marina e tinha vistas magníficas sobre o longo areal repleto de banhistas. Encontramos um mercado municipal onde tinham à venda legumes, frutos secos, queijos, e uma enorme variedade de massas, não estivéssemos nós em Itália.
Vieste no alto do promontório.
Mercado turístico de Vieste.
Vieste vista do promontório, lado norte.
Vieste visto do promontório, lado sul.
Linha costeira com as lindas praias de Vieste.
13º dia, Quinta-Feira 20-07-2017: Vieste - Praia.
Este dia nada trouxe de novo, excepto uma certa nostalgia por se tratar do ultimo dia neste local quase paradisíaco. Fomos à praia durante toda a manhã e quase toda a tarde, tendo regressado mais cedo para preparar tudo para a viagem do dia seguinte, a qual está programada terminar em San Marino.
O adeus ao Camping Adriatico.
14º dia, Sexta-Feira 21-07-2017: Vieste - San Marino.
Saída de Vieste pelas 07H15.
Metemos gasóleo em Vasto, – 60,35 lts - €79,00 (1,300€/L)
Portagens: €29,90
Chegámos a San Marino pelas 14H30
Dormimos na área de serviço de San Marino:
"Campingcar-Infos" ASN N° 2549 - "Campercontact" sitecode: 6363.
Latitude : 43.94044° Decimais
Longitude : 12.44156 Decimais
Mal o dia começou a clarear começamos a dar voltas na cama e não tardou que nos levantasse-mos.
Mais uma vez o calor logo pela manhã era mais que muito. Como ainda estávamos um pouco traumatizados com a estrada que nos tinha levado a Vieste pela costa norte da península, optámos por ir antes pela estrada a sul, embora fosse mais longe. Agora posso dizer que foi uma opção acertada, pois nada tem a ver com a outra. Embora com alguns troços um pouco apertados mas tinha muitos túneis para evitar as encostas quase a pique e alguns troços em perfil de via rápida, com 3 vias e até 2+2. Ao chegar a Foggia optámos por entrar na autoestrada pois caso contrário, e segundo informação do GPS Garmin, se queríamos mesmo chegar a San Marino cedo para podermos ainda visitar esta mini república, tínhamos quase 12 horas de condução pela frente se optássemos pela estrada. Não dava. Tudo correu bem, excepto um desastre em plena autoestrada que obrigou a interromper o trânsito. Graças ao GPS Tom Tom com informações do trânsito, este informou-nos uma alternativa a qual se mostrou muito prática e útil, pois quando voltamos a entrar de novo na auto-estrada, ainda não havia trânsito vindo do lado do acidente. Quando nos aproximámos de San Marino apercebemo-nos que San Marino situava-se numa colina bastante acentuada, que se podia ver a algumas dezenas de quilómetros. À medida que nos aproximávamos íamo-nos apercebendo que era muito linda e muito verdejante. Íamos gostar de certeza. Assim que entramos em San Marino (nem nos apercebemos, excepto pelo mapa dos GPS), começamos a subir, subir, subir cada vez mais. A área de serviço encontrava-se quase ao cimo da encosta, num parque de terra batida, rodeado de muita vegetação e árvores frondosas. Sim, era lindo e as vistas excepcionais. Mal chegámos, almoçámos e dirigimo-nos ao funicolar para subir à zona histórica. Viagem curta mas muito apreciada e útil, pois a inclinação era mesmo impressionante. Esta zona histórica era totalmente turística, repleta de casas comerciais, cafés, esplanadas, o lindo palácio, e tudo com umas vistas deslumbrantes, conseguindo abranger algumas dezenas de quilómetros até ao oceano. Após a visita e feitas algumas compras (Somente algumas lembranças e tudo a "peso de ouro") resolvemos comprar uma pizza já confeccionada para o jantar, devido ao adiantar da hora. Foi difícil entender os ingredientes que levava, mas já na autocaravana quando a estavamos a comer, até estava boa, possivelmente também devido à fome que era muita. A noite foi calma, na companhia de outra autocaravana Alemã, outra Francesa e outra Espanhola. O dia seguinte estava reservado para "galgar muitos quilómetros, pois tinha a esperança de ir dormir a França, em Pelissanne.
Entrada na Republica de San Marino.
San Marino com parte antiga no cimo.
Local de pernoita no parque de estacionamento Nº 13
Funicolar para a zona histórica de San Marino.
San Marino visto do funicolar.
San Marino visto do funicolar.
Vistas desde a zona histórica de San Marino, Rimini e linha do mar Adriático.
Praça da liberdade com o lindo Palácio ao fundo.
Palazzo Pubblico.
Guarda do Palazzo Pubblico.
Escadaria que nos leva à torre "Guaita Tower".
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Este foi o nosso jantar. Pizza comprada numa pizzaria em frente ao Palazzo Pubblico.
Leitura do Conta-quilómetros: 7999
Distância: 553,3 km
Velocidade média: 77 KM/h
Consumo médio: 10,7 Lts
Tempo de Condução: 07H09
15º dia, Sábado 22-07-2017: San Marino - Pelissanne.
Saída de San Marino pelas 07H10.
Metemos gasóleo em San Marino, – 42,34 lts - €52,46 (1,230 €/L)
Metemos mais gasóleo no Mónaco, – 30,21 lts - €40,00 (1,320 €/L)
Metemos mais gasóleo em Pelissanne, – 59,49 lts - €66,81 (1,120 €/L)
Total dos dois abastecimentos: – 132,04 lts - €159,27
Portagens: €88,50
Chegámos a Pelissanne pelas 19H30
Dormimos na área de serviço de Pelissanne:
"Campingcar Infos" ASN N° 1836 - "Campercontact" sitecode: 2379
Latitude : 43.62901°
Longitude : 5.15329°
Acordámos bastante cedo pois a viagem era longa e de certeza muito cansativa, idêntica à que tínhamos feito entre Pelissanne e Pisa. Antes de sair de San Marino, abastecemos o depósito pois em comparação com o preço do Gasóleo em Itália, aqui parecia que estava em saldo. Toda a viagem foi feita em autoestrada e conforme já estava à espera, eram tantos quilómetros em túnel como em céu aberto. Se não fossem os túneis, a travessia dos Alpes seria um pesadelo. À entrada de um dos últimos túneis antes da travessia da fronteira e quase a chegar às portagens indo eu a 110 K/h, passou por mim um Land Rover seguido de um Mercedes a uma velocidade bastante exagerada. Eu comentei: "Não vás devagar não...". logo passado uma centena de metros, já no interior do túnel e com o trânsito parado devido às portagens, mas devidamente assinalado pela polícia e empregados da autoestrada, eis que se vê muito fumo. Foi o Mercedes que se espetou na traseira do Land Rover. O condutor deste ultimo (Italiano) saiu do carro, olhou para o carro com algumas (poucas) mazelas e começou a bracejar e aos berros. o condutor do Mercedes (Monegasco) e já de uma certa idade, nem saiu do carro. Tinha o capot feito num V invertido, radiador roto... Parecia saído de um ferro velho. Mesmo sem água no radiador e espreitando a estrada pela janela, não pararam e lá chegaram ao fim do túnel. A partir daí dizia: "Não vás devagar não... Olha o Mercedes do Mónaco". Quando chegámos a Pelissanne, e antes de estacionar, dirigimo-nos à área de serviço para efectuar os despejos e encher água limpa. A meio desta operação veio um autocaravanista francês ter comigo e perguntou se falava inglês. Disse que não mas falava francês. Eis então que ele me perguntou se estava tudo bem e se precisava de ajuda. Disse-lhe que não, que estava tudo bem. Não entendi qual a preocupação do senhor mas agradeci-lhe na mesma, esta área já é deveras conhecida de nós. Dormimos descansados.
Enormes filas para pagamento da portagem da auto-estrada próximo da fronteira Itália - França.
Foi assim que ficou o Mercedes. Mesmo sem água no radiador, o senhor só parou e saiu do carro junto à Polícia.
Lindo estádio de futebol do Nice junto à auto-estrada.
Leitura do Conta-quilómetros: 8833
Distância: 833,5 km
Velocidade média: 82 KM/h
Consumo médio: 10,8 Lts
Tempo de Condução: 10H05
16º dia, Domingo 23-07-2017: Pelissanne - Andorra.
Saída de Pelissanne pelas 08H00.
Chegámos a Andorra pelas 17H15
Dormimos na área de serviço do River (Andorra):
"Campingcar-Infos" ASN N° 19355 - "Campercontact" sitecode: 19758.
Latitude : 42.45310° Decimais
Longitude : 1.48663° Decimais
Viagem sem nada a relatar. Optámos por viajar pela estrada em detrimento da autoestrada, pois a viagem não era muito extensa, embora subir os Pirenéus seria algo demorado e cansativo.
Subida dos Pirenéus. Estrada muito sinuosa e bastante íngreme.
Fronteira entre França e Espanha entre Bourg-Madame e Puigcerdà.
Fronteira entre Espanha e Andorra.
Leitura do Conta-quilómetros: 9320
Distância: 487,6 km
Velocidade média: 67 KM/h
Consumo médio: 9,4 Lts
Tempo de Condução: 07H15
17º dia, Segunda-Feira 24-07-2017: Andorra - Calatayud.
Saída de Andorra pelas 14H20.
Metemos gasóleo em Andorra, – 47,33 lts - €42,08 (0,889 €/L)
Metemos mais gasóleo no Saragoça, – 30,94 lts - €34,00 (1,099 €/L)
Total dos dois abastecimentos: – 78,27 lts - €76,08
Chegámos a Calatayud pelas 19H30
Dormimos na área de serviço de Calatayud:
"Campingcar Infos" ASN N° 21885 - "Campercontact" sitecode: 19226
Latitude : 41.350762°
Longitude : -1.646346°
Como as férias estavam a acabar e a nossa passagem por Andorra seria somente para descansar, além de que a viagem entre Andorra e Coimbra era muitíssimo desgastante, optámos por dividir essa viagem por dois dias. Sendo assim, iria-mos fazer algumas compras no hipermercado River assim como no Punt de Trobada almoçando aqui e logo de seguida metendo "pés ao caminho" e tomar o destino da área de serviço de Calatayud. Há alguns anos atrás Calatayud era um ponto de passagem entre Coimbra e Cambrils (nosso destino de férias na praia) quando ainda tínhamos carro e tenda ou mais tarde carro e caravana. Agora em vez de ficarmos no parque de campismo iria-mos ficar na área de serviço para autocaravanas, vantagem de ter uma autocaravana. Quando chegamos a Calatayud ficamos um pouco desiludidos pois em vez de área de serviço, era simplesmente um parque de estacionamento. Só passado algum tempo, e quando já estava estacionado e mentalizado em passar ali a noite é que me apercebi que estavamos no local errado devido às coordenadas estarem erradas no GPS. deslocamo-nos uns 150 metros e eis que encontramos uma bonita área de serviço, com água, despejos e pernoita, tudo gratuito. Assim, sim, ganharam um cliente. Já agora informo que as coordenadas foram rectificadas por mim tanto no "Campingcar Infos" como no "Campercontact".
Área de serviço para autocaravanas de Calatayud.
Parabéns ao município de Calatayud.
Leitura do Conta-quilómetros: 9692
Distância: 371,6 km
Velocidade média: 72 KM/h
Consumo médio: 10,7 Lts
Tempo de Condução: 05H08
18º dia, Terça-Feira 25-07-2017: Calatayud - Coimbra.
Saída de Calatayud pelas 07H30.
Metemos gasóleo em Fuentes de Onoro, – 63,08 lts - €64,91 (1,024 €/L)
Portagens: €19,00
Chegámos a Coimbra pelas 19H30
Viagem sem nada a registar. Atravessamos Madrid sem qualquer dificuldade e quanto ao cansaço, este foi muito menor que nas viagens anteriores tudo devido a termos dividido por dois dias esta extensa viagem que geralmente fazíamos num só dia.
Resumo:
Quilómetros total: 6388,3 Km
Litros total de gasóleo: 654.89 Lts
Gasto total em gasóleo: 738,78 €
Custo total de portagens: 236,65 €
Distância total percorrida em túneis em Itália: 133,63 Km.
FIM
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