sábado, 8 de julho de 2017

Itália, Vaticano e República de San Marino 2017 (Parte 1)

Este é o relato das férias em autocaravana que tiveram início em Coimbra a 08-07-2017, passando por Espanha, França, Itália, Vaticano e República de San Marino.

Mapa Férias 2017.JPG

Antes de iniciar o relato destas férias, quero informar que foi com alguma nostalgia que troquei de auto-caravana, só amenizada pelo motivo de não ter sido devido a avaria ou qualquer tipo de dano mas sim para ter melhores condições. Esta troca foi relatada no post anterior. Esta viagem vai ser o verdadeiro teste à nova máquina, embora já tenha tido algumas pequenas saídas, tendo sido no entanto uma delas ao Algarve (Albufeira) para a passagem de ano 2016/2017.

Este ano pertenceu à Guida escolher o destino das férias. Sendo ela amante da praia e do calor, e visto que a Itália só conhecíamos mesmo o Norte, e de passagem, juntámos o útil ao agradável e escolhemos Itália como destino destas férias 2017.

1º dia, sábado 08-07-2017: Coimbra (Portugal) - Andorra-A-Velha (Andorra)

Saída de Coimbra pelas 07H00.

Metemos gasóleo em Fuentes de Onoro,  – 53,65 lts - €55,21 (1,029 €/L)

Metemos mais gasóleo em Calatayud,  – 53,86 lts - €56,28 (1,045 €/L Carrefour).

Total dos 2 abastecimentos:    107,51 Lts - €111,49

Portagens: €10,15

Chegámos a Andorra pelas 21H30

Dormimos na área de serviço do River (Andorra):

"Campingcar-Infos" ASN N° 19355  -  "Campercontact" sitecode: 19758.

Latitude :  42.45310° Decimais
Longitude : 1.48663° Decimais

A viagem de Coimbra até Andorra decorreu normalmente, sem dados a registar. Não fosse a muita chuva que apanhámos na viagem, em especial na região de Madrid, nada teria a relatar.

Leitura do Conta-quilómetros: 5274 (4148 no início)

Distância: 1126,3 km

Velocidade média: 87 KM/h

Consumo médio: 10,4 Lts

Tempo de Condução: 12H52

2º dia, Domingo 09-07-2017: Andorra-A-Velha (Andorra) - Pelissanne (França)

Saída de Andorra pelas 08H30

Metemos gasóleo em Andorra,  – 43,05 lts - €37,67 (0,878 €/L)

Metemos mais gasóleo em Salon en Provence,  – 44,56 lts - €49,42 (1,109 €/L L'eclerc).

Portagens: € 0

Chegámos a Pelissanne pelas 17H00

Dormimos na área de serviço de Pelissanne:

"Campingcar Infos" ASN N° 1836  -  "Campercontact" sitecode: 2379

Latitude : 43.62901°
Longitude : 5.15329°

Como era normal, e visto que esta etapa era pequena, optamos por viajar nas estradas nacionais em detrimento das autoestradas, não só porque se poupam algumas coroas mas também porque apreciamos as lindíssimas vistas dos Pirenéus e costa sul de França. antes de pararmos na área de serviço, passamos pelas bombas do L'eclerc em Salon en Provence, pois assim no dia seguinte não se perdia tempo para a grande "esticada" até Pisa. Quando chegamos à área de serviço de Pelissanne, esta estava bem composta, mas como é bastante grande, acomoda-mo-nos sem grande dificuldade.

DSC07200 Fonteira Espanha-França.JPG

Chegada à fronteira Espanha - França

Descida muito acentuada dos Pirenéus já em França em direcção a Prades, Perpignan.

Área de serviço.

Zona de pernoita.

Leitura do Conta-quilómetros: 5748

Distância: 471,4 km

Velocidade média: 67 KM/h

Consumo médio: 9,5 Lts

Tempo de Condução: 06H56

3º dia, Segunda-Feira 10-07-2017: Pelissanne (França) - Pisa (Itália)

Saída de Pelissanne pelas 07H30.

Metemos gasóleo no Mónaco,  – 24,5 lts - €32,23 - (1,31 €/L)

Portagens: €75,20

Chegámos a Pisa pelas 16H45

Dormimos na área de Pisa:

"Campingcar-Infos" ASN N° 2448 - "Campercontact" sitecode: 4330.

Latitude : 43.72372°
Longitude : 10.41282°

A viagem decorreu de forma normal mas muito cansativa. O vento era muito e a condução tornava-se difícil. A estrada até Génova já conhecia mas a partir daí não contava que a estrada continuasse com o mesmo ritmo de túneis. Torna-se difícil e muito cansativo, pois é sair de um túnel e ainda não estamos acostumados à claridade, já estamos a entrar noutro túnel. O ritmo de alternância é enorme, nem dando para apreciar a paisagem que pelo que dizem, é muito linda.

Ao chegar a Pisa, encontrámos com alguma dificuldade a área de serviço. Não tinha sido esta que tinha colocado em primeiro lugar mas sim o parque de estacionamento "Campercontact sitecode: 28860". Ao chegar a este ultimo nem entrámos pois não se encontrava nenhuma autocaravana mas sim carros e algumas barracas, dando a entender ser um local pouco seguro. Decidimos aí sim avançar para o outro local que tinha marcado como alternativa. Este sim, um local decente. A recepção foi muito amigável e simpático, dando-nos todas as indicações e um mapa para chegarmos à torre de Pisa. Fomos a pé pois a distância era pequena, entre 1000 a 1500Mts. O recinto onde se encontra a célebre torre de Pisa encontrava-se repleta de turistas. Tirando a curiosidade de vermos a enorme inclinação da torre, mais nada existe para ver, pelo que após algumas fotos, regressamos para a autocaravana. Passado algum tempo de termos chegado ao parque verificamos que existia uma autêntica praga de melgas. A mim não me causaram grande mal mas à Guida e Filipa, deixaram-lhes as pernas e braços que mais pareciam autênticas chagas. Devido a estes bichos, a noite foi um desassossego.

Mónaco visto das bombas de gasolina situada na autoestrada A8.

Fronteira França - Itália.

Pisa com a sua famosa torre.

Área de serviço de Pisa. Boas condições com atendimento VIP. Não fossem as melgas...

Leitura do Conta-quilómetros: 6330

Distância: 582,2 km

Velocidade média: 70 KM/h

Consumo médio: 9,8 Lts

Tempo de Condução: 08H18

4º dia, Terça-Feira 11-07-2017: Pisa - Florença

Saída de Pisa pelas 08H50.

Metemos gasóleo em Pisa,  – 33,88 lts - €43,00 - (1,26 €/L)

Portagens: €0

Chegámos a Florença pelas 11H55

Dormimos na área de Florença:

"Campingcar-Infos" ASN  N° 23671 - "Campercontact" sitecode: 12500.

Latitude : 43.75176°
Longitude : 11.24379°

A viagem foi rápida e curta, sem nada a registar. A estrada agora era a céu aberto, tendo ficado os túneis para trás. O calor era muito. Quando chegamos a Florença estávamos quase com 40ºC, e como o parque não tinha árvores, estava difícil permanecer naquele local. Decidimos almoçar e seguir a pé para o centro de Florença para conhecer tão famosa cidade.Desde o parque onde se encontrava a autocaravana até ao centro da cidade foi um saltinho. Ao entrarmos na parte antiga, dentro das muralhas o que mais se via eram gelatarias. Era uma tentação mas decidimos ficar para mais tarde. Agora era conhecer a cidade. Sem dúvida que é tudo muito lindo, mas a ponte velha e a catedral são deslumbrantes. Após a visita, toca a sentarmo-nos numa gelataria para devorar uns gelados e uma cerveja, a qual foi servida numa espécie de taça que mais parecia uma piscina.

Área de serviço e pernoita de Florença

Ponte velha de Florença

Hard Rock de Florença.

Catedral de Santa Maria del Fiore. O "diamante" de Florença.

DSC07569 Florença.JPG

O refrescar numa gelataria.

Só pedi uma cerveja, mas julgo que em Italiano 1 cerveja = barril.

Leitura do Conta-quilómetros: 6421

Distância: 90,6 km

Velocidade média: 47 KM/h

Consumo médio: 9,9 Lts

Tempo de Condução: 01H55

5º dia, Quarta-Feira 12-07-2017: Florença - Roma.

Saída de Florença pelas 07H10.

Metemos gasóleo em Perugia,  – 26,99 lts - €33,71 - (1,24 €/L)

Portagens: €0

Chegámos a Roma pelas 16H55

Dormimos no parque de campismo "Camping Village Roma" :

"Campingcar-Infos" AC N° 28005 - "Campercontact" sitecode: 24352.

Latitude : 41.88752°
Longitude : 12.40455°

O calor era mesmo muito. Pelas 07H00 já o termómetro marcava 28ºC. Como era difícil dormir assim, resolvemos meter "pés ao caminho" em direcção a Roma. O dia estava reservado para a viagem e como tal resolvemos ir pela estrada em vez da autoestrada. Poupa-se uns euros mas algumas das estradas deixam mesmo muito a desejar, tendo mesmo passado por estradas com mais buracos que alcatrão. Enfim... coitada da "Daisy". Quando chegamos ao parque de campismo, tivemos uma agradável surpresa, pois as condições eram muito boas. Após termo-nos instalado, dirigimo-nos à recepção e adquirimos o Omnia Card 72H. Por mim vale a pena, pois além de ter todo o tipo de transportes públicos sem limites durante as 72H, também temos direito ao autocarro turístico indiscriminadamente e acesso a algumas atracções sem filas. Podem crer que no Vaticano vale mesmo a pena, pois quando por lá chegamos existiam filas muito longas, com várias horas de espera, e com uma temperatura muito acima dos 30º. Na recepção do parque de campismo, no meio de muita simpatia, deram-nos algumas dicas e aconselharam-nos a que além do Vaticano onde podíamos visitar tudo, as duas atracções gratuitas a que tínhamos direito em Roma, optássemos pelo coliseu + Palatino + Fórum Romano (As 3 só contam 1) e também o Castelo Sant'Angelo. Foi isso que fizemos, mas só no dia seguinte.

DSC07583 Florença.JPG

Ás 08H25 da manhã já se encontravam 28,7ºC na rua e 30.3ºC dentro da autocaravana.

Não estivéssemos nós em Itália.

Leitura do Conta-quilómetros: 6802

Distância: 471,4 km

Velocidade média: 58 KM/h

Consumo médio: 9,4 Lts

Tempo de Condução: 08H00

6º dia, Quinta-Feira 13-07-2016: Visitar Vaticano

Aí está o primeiro dia de visita a Roma e Vaticano. A Filipa ainda em Coimbra tinha já feito um estudo sobre o que visitar e como fazer a distribuição pelos 3 dias. Sendo assim íamos iniciar pelo Vaticano. Acordámos cedo pois sabiamos que o Vaticano tinha muita coisa para ver e era algo demorado, sendo necessário começar o mais cedo possível. Foi o que fizemos. Apanhamos o autocarro mesmo à saída do parque, é o 246 ou 247, embora optássemos pelo 246 pois fica mais perto da entrada para o metro, de seguida apanhámos o metro entre a estação de Cornelia e Ottaviano. Tudo fácil até aqui. No percurso desde a estação de metro de Ottaviano até à entrada do Vaticano, ao longo da Via Ottaviano, era difícil andar pois eram muitas largas dezenas de vendedores a tentarem "impingir" desde bilhetes de entrada nos museus do Vaticano, Capela Sistina, Basílica de São Pedro, autocarro turístico Hop on hop off,etc...etc...etc. Assim que chegamos ao Vaticano, dirigi-mo-nos à loja do Omnia Card para adquirir os ingressos especiais para entrar na Basílica de São Pedro e nos museus do Vaticano e Capela Sistina sem necessidade de estar nas filas. Quando saímos da loja e fomos encaminhados directamente para a entrada da basílica sem estar na enormíssima fila à "estorreira do sol" é que vimos a verdadeira vantagem do Omnia Card. Quando entrámos na basílica de São Pedro, bem...ficámos sem palavras.Tudo é grandioso. Tudo é enorme. Não contava com tal emoção. Sem dúvida que uma coisa é ver nos jornais, revistas e televisão, mas ao vivo tudo é diferente e emocionante. Quando saímos e com um "bichinho a roer-nos o estômago" fomos comer as sandes que levava na mochila. No fim reunimo-nos em frente da loja do Omnia Card e após a chegada da guia, juntamente com aproximadamente 5 dezenas de turistas que também tinham o Omnia Card, fomos a pé em digressão até à entrada dos museus do Vaticano e Capela Sistina. Mais uma vez tivemos entrada rápida e sem necessidade de estar nas enormíssimas filas. Assim que entrámos, bem... Com isto é que não estávamos mesmo à espera. Aquelas pinturas... Que espectáculo. E eu que não sou grande apreciador de arte. No fim é a "cereja em cima do bolo". Eis que chega a Capela Sistina. Aqui as fotos são proibidas assim como se deve manter o silêncio. Lindo, lindo, lindo. Quando estávamos quase a sair, eis que nos aparece as escadas com uma arquitectura ímpar.Não consigo explicar mas digamos que são duas escadas intercaladas em caracol e começando de cima para baixo em rampa e acabando em degraus, sendo a transição feita de modo progressivo, com duas entradas e duas saídas independentes. Tudo muito lindo, muito belo, mas muita emoção só para um dia. Só por este dia no Vaticano já valeu a pena tantos quilómetros e tanto cansaço. O regresso ao parque seria todo ele feito de forma normal não sendo a mania dos Italianos não ter horários a cumprir para os autocarros, o 246 que deveria passar de 20 em 20 minutos estivemos mais de uma hora à sua espera, em pé e ao sol. Não foi fácil, mas tudo passou.

Chegada ao Vaticano.

DSC07884 fila para entrar na basilica de S. Pedro.

As filas intermináveis para entrar na basílica de São Pedro.

Basílica de São Pedro na sua grandiosidade.

Entrada subterrânea geralmente utilizada pelo Papa para chegar ao Altar.

Guarda do Vaticano à entrada dos aposentos Papais.

DSC07825 Muro do Vaticano.JPG

Novamente filas intermináveis para a entrada nos Museus do Vaticano e Capela Sistina ao longo da muralha do Vaticano.

Beleza incomparável das pinturas dos museus do Vaticano.

Outra sala dos museus do Vaticano. Simplesmente colossal.

Escada dupla com aparecimento progressivo dos degraus.

Imagem panorâmica da Basílica de São Pedro e recinto.

7º dia, Sexta-Feira 14-07-2016: Visitar Roma

Chegado o segundo dia em Roma, este dedicado a efectuar o passeio no autocarro turístico hop on hop off, visitar o Coliseu, O Palatino e o Fórum Romano. Resumindo, tirando o passeio turístico, o resto foi visitar ruínas. Mais uma vez o passeio no autocarro turístico foi muito bom, e com áudio em Português. Dá para termos uma visão muito alargada da cidade assim como descobrir alguns "segredos" da cidade como por exemplo onde morreu o Imperador Júlio César. Quanto ao Coliseu, alem de ser uma obra monumental, deixou-me algo abalado e deprimido, pois relembrou-me algumas cenas de filmes já vistos por mim onde os gladiadores que iriam combater entre si ou contra feras, encontravam-se presos nas celas por baixo do recinto, agonizando ao ouvir os outros a desfalecer na arena. Quanto ao Forum Romano e Palatino que se encontram a poucos metros do Coliseu não são mais do que ruínas do que foram alguns dos mais importantes construções públicas e também o principal centro comercial da antiga Roma Imperial. Enfim, ruínas e mais ruínas com elevadíssimo interesse cultural e bonito de se ver.

Viagem no autocarro panorâmico com vistas fantásticas por onde passa.

O ex-líbris de Roma. O Coliseu.

O interior do Coliseu.

Forum Romano visto do Palatino.

DSC08078 Circo Mássimo.JPG

Circo Massimo.

8º dia, Sábado 15-07-2017: Visitar Roma

Chegou o ultimo dia para visitar Roma. Este dedicado a visitar o "Hard Rock Café", possivelmente o mais pequeno que visitamos até então; "Piazza Barberini", bonita de ver mas com pouco interesse; "Fontana di Trevi", esta sim, possivelmente a mais linda e eloquente que já vi mas superlotada de turistas; Praça de Espanha com a sua "Fontana Della Barcaccia" e a escadaria monumental para a "Trinità dei Monti" onde podemos apreciar uma das mais lindas vistas sobre Roma; "Piazza Navona", com as suas 3 fontes, todas elas muito bonitas, e finalmente o "Castelo Sant'Angelo" onde se encontra o tesouro de Roma e segundo dizem, ter sido o local onde os papas se refugiavam das invasões bárbaras alcançando-o desde o Vaticano através de uma passagem secreta no alto do aqueduto que os unia. Agora sim, fiquei com uma imagem diferente da que tinha ficado na véspera de Roma. Afinal Roma não são só ruínas. Possui também monumentos lindíssimos de arquitectura moderna e onde se pode apreciar a mais alta costura mundial onde as grandes casas se podem encontrar numa só rua, a "Via Dei Condotti".

Hard Rock Cafe de Roma.

Piazza Barberini.

Fontana di Trevi.

Fontana Della Barcaccia.

Trinità dei Monti.

Fontana Della Barcaccia e Via Dei Condotti.

Piazza Navona

DSC08309 Castelo de Sant'Angelo.JPG

Castelo Sant'Angelo.

9º dia, Domingo 16-07-2017: Roma  - Vieste (Passando por Pompeia)

Saída de Roma pelas 08H50.

Metemos gasóleo em Acerra (Napoles),  – 40,66 lts - €52,00 - (1,27 €/L)

Portagens: €13,90

Chegámos a Pompeia pelas 14H30 e a Vieste pelas 21H00.

Dormimos no parque de campismo "Camping Village Adriatico"

"Campingcar-Infos" AC Nº 29199 - "Campercontact" sitecode: 57451.

Latitude : 41.85914°
Longitude : 16.17405°

Acordamos bem dispostos pois este seria o dia que partia-mos para o tão desejado Vesúvio onde tínhamos a intenção de subir ao seu cume, assim como também visitar as ruínas de Pompeia. Como a ultima viagem que tínhamos feito entre Florença e Roma tinhamos ficado farto do mau estado das estradas, optamos por ir pela autoestrada. A Viagem foi calma e agradável até chegarmos próximo de Caserta onde começamos a vislumbrar um fogo com alguma dimensão. Bombeiros nem meios aéreos não eram visíveis. Logo à frente apareceram mais dois fogos, e ambos sem ninguém a combate-los. Um pouco mais à frente... bem, era assustador. O Vesúvio estava a arder e no seu redor eram visíveis mais algumas dezenas de incêndios. Mas o que se passa? Tentamos chegar ao nosso destino que era o parque de campismo "Camping Zeus" em Pompeia. Conseguimos mas a muito custo pois chegamos a passar por troços da autoestrada onde devido ao fumo, a visibilidade não era superior a 10Mts, assim como muito perto à entrada de Pompeia, atravessámos mesmo num troço de autoestrada onde as chamas estavam a atravessar a autoestrada. O medo apoderou-se de nós, pois a visibilidade era quase nula, estávamos a atravessar no meio de chamas, e como a autocaravana é fabricada com materiais altamente inflamáveis, o risco era eminente, mas por estarmos numa autoestrada não dava para fazer marcha atrás. Foi um alívio quando chegamos ao parque mas mesmo assim este estava envolto em fumo. Ao dirigirmo-nos à recepção, um indivíduo muito mal disposto e com ar carrancudo informou-mo-nos que as subidas ao Vesúvio estavam encerradas pelo menos nos próximos 5 dias. Nada nos prendia ali. Decidimos alterar o nosso plano e fugir dali enquanto era tempo. Destino Vieste. Voltamos a atravessar autenticas paredes de fumo e fogo e foi com muito alívio que passado algum tempo de viagem, olhamos para traz e vimos que o perigo já tinha passado. Não posso esquecer também o muito lixo que se encontrava ao longo das ruas. Eram sacos e sacos todos amontoados à beira das estradas assim como alguns cães que na busca de comida, rasgava os sacos, ficando montanhas de lixo a céu aberto. com tudo isto, esta região que esperava ser um dos pontos altos destas férias, foi mesmo uma grande desilusão. Bem, toca a andar em direcção a Vieste, para a praia. Assim ficávamos com mais tempo para a praia, se Vieste fosse agradável. Os quilómetros eram "galgados" a grande velocidade, pois estávamos com medo de chegar já muito tarde ao parque de campismo e já não nos deixassem entrar. O dia estava mesmo a ser azarado e para não ficar por aqui, tivemos mais uma peripécia, pois em Foggia o Tom Tom 5100 mandava-me por Manfredonia enquanto o Garmin Camper 660 mandava-nos por Cagnano Varano. Optamos pelo Garmin o que fazia com que a viagem demorasse mais 1H30, mas talvez fosse mais propícia para as dimensões da autocaravana. O pior foi quando chegamos a Ischitella, pois a estrada que deveriamos seguir tinha um sinal proibido para as autocaravanas, mas não indicavam alternativa. A terreno era muitíssimo acidentado e a estrada muito sinuosa, associada à noite que se encontrava muito escura, foi muito difícil encontrar uma alternativa, tendo mesmo chegado a ponderar voltar para traz e tentar a estrada que o Tom Tom tinha sugerido. Eram quase 22H00 quando chegamos ao Camping Adriatico onde fomos muito bem recebidos. Finalmente algo de bom neste dia atribulado.

Primeiro incêndio próximo de Caserta.

DSC08465 incêndios Vesúvio.JPG

Encostas do Vesúvio a arder.

DSC08471 incêndios Vesúvio.JPG

Início do troço da autoestrada que estava a ser atravessado por fumo e chamas.

Vesúvio quase rodeado por incêndios que segundo a imprensa, foram iniciados por animais que ao serem incendiados pela máfia local, os mesmos ao fugir vão lançando inúmeros fogos por onde passam.

DSC08474 lixo arredores Napoles, saida Pompeia.JPG

Lixo, lixo e mais lixo na região Napolitana.

Distância: 644,2 km

Velocidade média: 59 KM/h

Consumo médio: 9,6Lts

Tempo de Condução: 10H54

10º dia, Segunda-Feira 17-07-2017: Vieste - Praia

Devido ao cansaço da véspera e com um enorme desgaste, neste dia acordamos tarde mas com uma enorme curiosidade em ir explorar o parque e conhecer a praia. Quanto ao parque, este encontrava-se na primeira linha da praia, somente com uma vedação e um portão nos separava da praia. No que diz respeito às condições, tinha o básico (mais não precisávamos). Água, electricidade, sanitas, balneários com água quente, lavatórios, wi-fi, área de serviço para autocaravanas, área reservada a reciclagem com contentores para separação de resíduos, tudo muito limpo. Gostámos do que vimos. Parece que acertei no parque, até porque o preço era muito convidativo. Quando fomos para a praia, a mesma era de uma areia muitíssimo fina, e quanto à água, o que dizer de um mar que tinha água com uma temperatura de 28º. Espectáculo. Era mesmo isto que queríamos.

Bloco de balneários e sanitários.

Área de reciclagem.

Área de serviço para autocaravanas com despejo WC químico.

Parque de campismo com ligação directa para a praia.

Praia de água quente e areia fina.

11º dia, Terça-Feira 18-07-2016: Vieste - Praia.

Dia dedicado na totalidade a desfrutar daquela praia magnífica. Durante o período do almoço, e com temperaturas muito elevadas sendo proibitivo a permanência na praia, serviu para conhecermos os nossos vizinhos Alemães assim como outro casal Italiano. Quanto ao Alemão, este era muito "cusco" querendo saber muito sobre nós, como era por dentro a nossa autocaravana, de onde éramos... enfim muito curioso mesmo. Quanto à senhora Italiana, esta é que meteu conversa connosco.querendo saber de que região de Portugal éramos, dizendo que já tinha estado em Portugal, entrando pelo Norte e saindo pelo Algarve, e que embora tenha gostado muito de todo o País e dos Portugueses, era da região de Alcobaça que tinha ficado apaixonada. Muito simpáticos estes vizinhos.

Continua no post:  Itália, Vaticano e República de San Marino (Parte 2)