sexta-feira, 5 de julho de 2019

Disneyland Paris 2019

Este é o relato da viagem à Disneyland Paris em autocaravana que teve início em Coimbra a 05-07-2019, passando por Espanha, França, e Andorra.

Esta viagem surgiu como prenda oferecida à Filipa por ter terminado o mestrado de Engenharia. Quando a questionei onde gostaria de ir durante uma semana, ela disse logo "Disneyland Paris". Está dito... está dito, aí vamos nós, Paris.

1º dia, Sexta-Feira 05-07-2019: Coimbra (Portugal) -Sancti-Spíritus (Espanha)

Saída de Coimbra pelas 19H30.

Metemos gasóleo em Fuentes de Onoro: 49,63 lts - €60,50 (1,219 €/L)

Portagens: €11,50 (A25)

Chegámos a Sancti-Spíritus pelas 23H50

Dormimos na área das bombas de gasolina da Shell (Espanha):

Latitude :  40.699914° Decimais

Longitude : -6.418062° Decimais

Custo: € 0

Este ano combinámos que seria a Filipa a escolher onde iríamos passar uma semana, assim  que o estágio do mestrado acabasse. A escolha não tardou e recaiu na Disneyland Paris. Como só tinha uma semana de férias, optámos por partir na sexta-feira no final do dia, indo dormir um pouco depois de Ciudad Rodrigo. Mais uma vez tivemos uma noite quase perfeita, não fosse o parque estar repleto de camiões TIR e como acontece frequentemente nestes parques, algumas destas viaturas passam horas a fio com o motor a funcionar, e estão constantemente uns a chegar e outros a partir.

Distância: 233,7 km

Tempo de Condução: 03H15

2º dia, Sábado 06-07-2019: Sancti-Spíritus (Espanha) - Pissos (França)

Saída de Sancti-Spíritus pelas 07H30

Metemos gasóleo em Irún: 53,05 lts - €62,02 (1,169 €/L)

Chegámos a Pissos pelas 19H30

Dormimos na área de serviço "Campercontact" sitecode: 64412

Latitude : 44.30813
Longitude : 0.77587

Custo: € 0

Acordámos cedo, pois passámos a noite rodeados de camiões que muito cedo puseram os motores a funcionar para arrancarem ainda de madrugada, mas não houve problema pois o sair cedo também era nosso objectivo. O percurso já era nosso conhecido, logo não tinha nenhum ponto de interesse. Isto era verdade até chegar pouco além de Burgos, onde saíamos  da autoestrada por ser a pagar, mas estava enganado porque toda a autoestrada agora é gratuita até à fronteira com a França. Graças a este bónus com o qual não estávamos à espera, chegámos a San Sebastian muito cedo, pelo que decidimos seguir viagem até próximo da hora de jantar. Com o decorrer da viagem e o avançar da hora decidimos ficar numa área de serviço municipal e gratuita, numa povoação cujo nome é no mínimo embaraçoso para nós, portugueses, mas nome à parte, o local e as condições desta área são muito boas. Acertámos na escolha. Passado algum tempo de estarmos estacionados, estando eu a limpar os milhares de mosquitos que estavam esmagados no pára-brisas, ouvimos uma voz em Português a dizer o seguinte: "Boa tarde, quando terminar, tem aqui mais um vidro para limpar". Era o morador da casa mesmo ao lado, que também é autocaravanista e emigrante Português há 50 anos. A sua pronúncia não enganava ninguém, pois o português estava misturado com algumas palavras francesas assim como se notava uma grande pronúncia do norte de Portugal. Mais uma prova que existem portugueses nos sítios menos prováveis.

França, logo após a fronteira entre Espanha e França.

Localidade francesa onde iríamos pernoitar

Parque de pernoita para autocaravanas em Pissos

Distância: 722 km

Tempo de Condução: 09H35

3º dia, Domingo 07-07-2019: Pissos - Disneyland Paris

Saída de Pissos pelas 08H10

Metemos gasóleo em la ferte saint aubin (Auchan): 66,56 lts - €92,78 (1,394 €/L)

Chegámos a Disneyland pelas 19H45

Dormimos à entrada do resort Disney

Latitude : 48.875403
Longitude : 2.797150

Custo: € 0

Acordámos e levantámo-nos cedo pois tínhamos pela frente muitos quilómetros para percorrer até alcançar a Disneyland. No largo traseiro da igreja onde passámos a noite, existia uma torneira de água potável, mas infelizmente não tinha rosca assim como o tubo de saída da torneira não era redonda, o que não permitia fixar qualquer tipo de adaptador da mangueira. Pela frente da igreja também existia um pequeno largo onde existia umas casas de banho com um local para despejar a cassete da sanita e uma torneira de água potável, infelizmente igual à anterior. Despejámos o lixo no contentor, a cassete da sanita e seguimos viagem. Sabíamos que se não encontrássemos água pelo caminho, pelo menos em Lamotte-Beuvron conseguíamos atestar com água potável. Assim foi, chegámos a Lamotte, atestámos e aproveitámos para almoçar. Ficámos admirados, pois nesta área onde tantas vezes pernoitámos e que geralmente estava superlotada, existe agora uma placa que informa que a pernoita agora é paga, o que possivelmente era o motivo de estarem somente duas autocaravanas. Os serviços continuavam gratuitos e as condições mantinham-se mas para pernoitar agora teríamos de pagar €8. Seguimos viagem, atestámos de gasóleo logo à frente, atravessámos Orléans com o seu movimento caótico.  Passamos Paris pela circular sul, com as suas filas intermináveis e finalmente chegámos à Disneyland. Na praça da entrada da Disney, no seu lado direito, já lá estavam 12 autocaravanas estacionadas, prontas para passar por ali a noite. Essa era também a nossa intenção. Assim que estacionámos fomos para a rua tirar selfies com as cabines de controle de entrada e o pórtico a dizer Disney como "pano de fundo". Finalmente chegámos e faltava uma noite para iniciar nova aventura na Disney.

Autoestrada entre Orléans e Paris interrompida devido a grave acidente com helicóptero parado em plena via.

Próximo da Disneyland

Entrada no recinto da Disneyland.

Distância: 722 km

Tempo de Condução: 10H46

4º dia, Segunda-Feira 08-07-2019: Disneyland Paris

Saída da praça de entrada do resort Disney pelas 07H00

Dormimos na área de serviço "Campercontact" sitecode: 2571

Latitude : 48.87841
Longitude : 2.78963

Custo: € 45

Acordámos pelas 06H30 com muita movimentação na rua. Eram os autocaravanistas, na sua maioria espanhóis que se estavam a movimentar-se para as já extensas filas de entrada. Seguimos também para o local de entrada e escolhemos a fila que nos parecia mais pequena. Ao chegar ao guiché de entrada mostrámos o papel de pagamento dos bilhetes de entrada, pagámos a pernoita do primeiro dia (€45), entrámos e seguimos para o estacionamento reservado às autocaravanas no interior da Disney, não sem antes passarmos pela área de serviço para fazer a manutenção da autocaravana (despejos e atestar água). Pelas 09H30 estávamos na fila para levantar os bilhetes e só às 10H15 conseguimos entrar nesse recinto mágico da Disney. Com a ajuda da APP da Disney conseguimos controlar os locais a visitar assim como escolher as atracções que estavam com menos tempo de espera para entrar. Às 17H00 assistimos ao desfile diário com as personagens Disney e às 23h00 ao magnífico espectáculo pirotecnia com projecção de imagens no castelo. Um dia mágico na Disney.

Disneyland hotel.

Donald em plena pose.

Foto familiar com o winnie

O "Castelo da Bela adormecida" no centro da Disneyland Paris.

Vista nocturna do Disneyland hotel

Algumas imagens do "Disney Illuminations".

Mar de gente a assistir às projecções na torre e espectáculo pirotécnico nocturno.

5º dia, Terça-Feira 09-07-2019: Disneyland Paris

Neste segundo dia acordámos com um enorme entusiasmo e com vontade de seguirmos imediatamente para o interior do recinto, tendo sido reservado ao segundo parque da Disney - "Estúdios Disney". Aqui percorremos todo o recinto tendo assistido a alguns espectáculos, entre eles o do Rei Leão. Da parte da tarde regressámos ao parque principal para visitar algumas atracções que ainda nos faltavam. Aí estava mais um dia mágico na Disney.

Parada com algumas personagens Disney

6º dia, Quarta-Feira 10-07-2019: Disneyland Paris - Loye-sur-Arnon

Saída da Disney pelas 17H00.

Metemos gasóleo em Doyet (Avia, A71): 49,68 lts - €78,70 (1,584 €/L)

Portagens: €36,60

Chegámos a Loye-sur-Arnon pelas 21H40

Dormimos na área de serviço "Campercontact" sitecode: 46989

Latitude :  46.65313° Decimais

Longitude : 2.38599° Decimais

Custo: € 0

O último dia na Disney foi reservado para voltarmos a visitar algumas das atrações que mais gostámos, assim como andar na montanha russa "Big thunder mountain". Tínhamos planeado no regresso a casa, passar por San Sebastian e ficar um dia na praia, mas ao consultar a meteorologia verificámos que não estavam a prever bom tempo, pelo que optámos por passar por Andorra. Como já era quarta-feira, só tínhamos um dia para percorrer os 992Km (Disney - Andorra) que se previa demorar 13H05. Face a esta alteração de trajecto, optámos por iniciar no final do dia a viagem de regresso, andando o máximo de quilómetros possível, aliviando assim o dia seguinte. Pelas 17H00 saímos do resort da Disney com um misto de sentimentos de nostalgia e esperança de mais tarde voltar. Com o GPS programado para Andorra e com a opção de passar por autoestradas, atravessámos Paris pela circular sul, passamos Orléans e optamos por pernoitar em "Loye-sur-Arnon". Sempre eram 340Km a menos que teríamos de percorrer no dia seguinte. O local de pernoita em Loye-sur-Arnon foi uma boa escolha pois era junto à igreja e muito calmo.

A meio do percurso na montanha russa "Big thunder mountain"

Filipa e a sua amiguinha "Minnie".

Plano das áreas de serviço para autocaravanas à volta de "Loye-sur-Arnon"

Distância: 340 km

Tempo de Condução: 04H29

7º dia, Quinta-Feira 11-07-2019:  Loye-sur-Arnon - Andorra

Saída da Loye-sur-Arnon pelas 07H45.

Metemos gasóleo em Prades :20,00 Lts - €27,78 (1,389 €/L)

Portagens: €49,10

Chegámos a Andorra pelas 19H40

Dormimos na área de serviço "Campercontact" sitecode: 19758

Latitude :  42.45310° Decimais

Longitude : 1.48663° Decimais

Custo: € 0

Acordámos cedo, uma vez que tinhamos muitos quilómetros a percorrer. Tínhamos dois objectivos pela frente, o primeiro seria o de chegar a Andorra e o segundo era o de visitar e atravessar o viaduto de Millau, o mais alto do mundo. Assim foi, de facto o viaduto, com as suas linhas direitas, é algo de grandioso, no entanto é visível muita ferrugem em todas as peças metálicas. O resto da viagem ocorreu sem nenhum percalço. Quando chegámos a Andorra tinhamos a intenção de ir ao hipermercado River, mas ao tentar entrar informaram-nos que já eram 20H05 e ele fechava pelas 20H00 durante a semana. Sem problemas, ficava para o dia seguinte.

Viaduto de Millau.

Outra vista do Viaduto de Millau.

Distância: 729 km

Tempo de Condução: 08H32

8º dia, Sexta-Feira 12-07-2019:  Andorra - Calatayud

Saída da Andorra pelas 14H20.

Metemos gasóleo em Andorra (River) :48,00 Lts - €49,49 (1,031 €/L)

Metemos mais gasóleo em Zaragoza (Bonárea) :28,45 Lts - €30,93 (1,087 €/L)

Total: 76,45 Lts - €80,42

Portagens: €00,00

Chegámos a Calatayud pelas 19H50

Dormimos na área de serviço "Campercontact" sitecode: 19226

Latitude :  41.35124° Decimais

Longitude : -1.64730° Decimais

Custo: € 0

A manhã foi passada nas compras nos centros comerciais "River" e "Punt de Trobada", tendo almoçado no restaurante do Punt de Trobada e de seguida iniciámos caminho com destino a Calatayud. Quando lá chegámos apercebemo-nos que existia festa em Calatayud, o que significava que íamos ter "sessão" para a noite. Cabum, cabum, cabum... Barulho até às 04H30 acompanhado de um calor infernal pois pelas 01H30 ainda estavam 32º dentro da autocaravana, foi uma noite para esquecer.

Distância: 375 km

Tempo de Condução: 05H06

9º dia, Sábado 13-07-2019:  Calatayud - Coimbra

Saída da Calatayud pelas 09H10.

Metemos gasóleo em Fuentes de Onoro: 61,89 Lts - €75,44 (1,219 €/L)

Portagens: €10,55 + €11,50 = €22,05

Chegámos a Coimbra pelas 17H50

Este seria o último dia da viagem. Depois de uma noite mal passada, saímos da área de serviço de Calatayud já tarde. Atravessámos Madrid desta vez sem nenhum percalço e optámos por atravessar a serra de Guadarrama pelo túnel e autoestrada. Ao chegar a Fuentes de Oñoro e como uma das botijas de gás tinha acabado, resolvemos adquirir uma nova botija da Cepsa (Única marca onde as botijas são iguais em Portugal e Espanha), entregando a botija comprada no ano anterior na Croácia. Em Portugal os 11Kg de Propano ficam em €24,87 e em Espanha o mesmo gás ficou em €12,30. Quando chegámos a Coimbra, acabou mais uma viagem de sonho à Disneyland. Será que foi a ultima?

Resumo e notas importantes:

Fica aqui um resumo da passagem pela Disneyland.

1º dia: Andamos 21Km a pé

2º dia: Andamos 13Km a pé

3º dia: Andamos 9Km a pé

Lista ordenada das atrações que mais gostámos:

1º - Espetáculo pirotécnico noturno "Disney Illuminations"